Bem vindo/a ao Cyber Futebol: Este Blog Destina-se à Públicação de Notícias e Vários Conteúdos sobre o Desporto Rei

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Nakamura regressa ao Japão

O Japonês Shunsuke Nakamura foi emprestado pelo Espanyol ao Yokohama F-Marinos até final da época. O médio nipónico, que se destacou ao serviço do Celtic Glasgow, regressa assim ao seu antigo clube no Japão.

Nakamura, dono de um pé esquerdo predestinado para o futebol, chegou à Catalunha no início da época mas poucas vezes foi opção. O talentoso jogador pretende, por isso, atuar num clube que lhe dê mais visibilidade, tendo em vista uma presença na seleção japonesa que vai estar no Mundial'2010.

Segundo a imprensa do país do Sol nascente, o F-Marinos deverá pagar cerca de 1,4 milhões de euros pelo empréstimo.

Nike Renova e aumenta contrato de C.Ronaldo

A imagem de Cristiano Ronaldo chega a cada canto do Mundo e isso paga-se (e bem). O potencial mediático do internacional português vale, por isso, milhões e a prová-lo está a renovação do contrato com a Nike. A prorrogação do vínculo com a marca desportiva norte-americana vai render ao avançado do Real Madrid 6 milhões de euros por ano, até 2014, o que representa um aumento de 33% em relação ao último contrato.

Segundo o jornal espanhol "Marca", o novo acordo de CR9 com a Nike pode chegar aos 7 milhões de euros anuais, em função de objetivos definidos pelas partes, e evita, ainda, que Ronaldo se transfira para a Adidas, marca alemã que, nos últimos tempos, terá tentado juntar o galáctico a Kaká e Messi.

Aliás, o jogador mais caro do Mundo participou, recentemente, em várias iniciativas da Nike. Na última segunda-feira, a marca norte-americana colocou uma estátua de 10 metros de Ronaldo na conhecida Praça Ramales, em Madrid, para filmar um anúncio, e, esta quarta-feira, o avançado foi a Londres promover as novas chuteiras.

Investimento

Os 6 milhões, que tornam Ronaldo no futebolista mais bem pago pela Nike, aproximam-se dos valores recebidos pelas estrelas da NBA Kobe Bryant (7,5 milhões) e LeBron James (9), mas ainda estão longe dos 16 milhões que Tiger Woods fatura. Apesar dos escândalos sexuais, o golfista ainda é o desportista mais valioso do Mundo. Mas Cristiano Ronaldo, de 25 anos, também já é uma referência nas campanhas publicitárias e, segundo um estudo recente, 57 por cento dos portugueses identifica anúncios que recorrem à imagem do craque.

Enxame de abelhas interrompe Jogo

O futebol tem coisas estranhas. Mas há algumas mais estranhas do que outras. Esta notícia que nos chega do Panamá, por exemplo, é das coisas mais estranhas a que já assistimos num jogo. Um enxame de terríveis abelhas africanas obrigou à interrupção da partida entre o Atl. Chiriquí e o Tauro.

Decorria o quinto minuto da segunda parte, quando o jogador que transportava a bola se atirou para o relvado, sem nada o indiciar. Num repente, todos o que o circundavam fizeram a mesma coisa, como um castelo de cartas.

O pânico espalhou-se também pelas bancadas e o árbitro Jaffet Perea interrompeu de imediato o encontro. 25 minutos depois, após a intervenção do corpo de bombeiros local, a partida foi retomada. Curiosamente, há quatro meses, algo parecido ocorreu no México-El Salvador. As terríveis abelhas voltaram a atacar.

E para que ninguém se ficasse a rir, o jogo terminou empatado a uma bola.

Veja o Video:

Mauricio Pinilla a caminho da Fiorentina

De acordo com a imprensa italiana, o avançado chileno Mauricio Pinilla, que já vestiu a camisola do Sporting, será jogador da Fiorentina na próxima temporada.

Segundo a La Gazzetta dello Sport, a Fiorentina terá contratado o avançao ao Grosseto, do segundo escalão do futebol italiano, por um valor a rondar os quatro milhões de euros, superando Sampdoria e Udinense que também estavam atentas à evolução do jogador.

Pinilla é o melhor marcador da Serie B italiana com 18 golos marcados em 26 jogos.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Piqué renova pelo Barcelona

O defesa Gerard Piqué decidiu o futuro e acordou novo contrato com o Barcelona, previsto expirar em 2015. O anterior vínculo terminava em 2012.

Piqué, para além de prolongar o tempo com a camisola blaugrana ao peito, vai também ter direito a um aumento salarial.

A direcção do emblema catalão não quis, no entanto, revelar os valores do novo acordo, ficando apenas a ser conhecido que a cláusula de rescisão do central é superior a 100 milhões de euros, de acordo com a imprensa espanhola.

O central foi formado nos escalões jovens da formação da cidade Condal e cumpre o sonho de infância: manter-se no clube da sua vida durante muitos anos.

Torino FC está à Venda

O histórico clube italiano, com rivalidade fervorosa com a Juventus, está à venda, revela o actual presidente, Urbano Cairo, em entrevista ao diário “La Stampa”.

«Digo-o com grande pesar, mas decidi vender o Toro», afirmou o dirigente, argumentando, no entanto, que só cederá o clube «apenas a quem for mais rico, organizado e com mais amor pelo clube».

A decisão foi tomada para defender a equipa de eventuais «problemas ambientais», causados «por uma parte minoritária, mas muito ruidosa dos adeptos».

O Torino vive há algum tempo um período sombrio na sua história, pois milita na Serie B (segundo escalão do cálcio). A década de 40 foi a mais prestigiosa para o clube, tendo vencido quatro títulos consecutivos, de 1942 a 1949.

Eduardo também canta o Fado

Há coisas difíceis de imaginar: o geralmente resguardado e algo tímido guarda-redes Eduardo em cima de um palco, no Theatro Circo, em Braga, a cantar um fado, é provavelmente uma delas. Mas aconteceu, leitor, e o Youtube já o revelou.

Aconteceu no passado dia 5 de Fevereiro, durante um espectáculo de Ana Moura. A fadista esteve em Braga a promover o quarto álbum de originais («Leva-me aos Fados») e acabou por partilhar o palco com o guarda-redes da Selecção Nacional.

Eduardo foi convidado a cantar «Búzios» com Ana Moura e a fadista Isilda Miranda (a ideia terá partido desta última). O resto pode ser visto no vídeo. A gravação é amadora, mas dá para perceber que os relvados não são o único palco de Eduardo.

Veja o Video:

Adepta mostra os Seios e acaba Castigada

Há jogos tão maus que os acontecimentos da bancada são mais atractivos. Não sabemos a qualidade do último encontro entre o Monterrey e o Cruz Azul, duas equipas do campeonato mexicano, mas não será fácil terem superado o espectáculo das bancadas.

Catherine Leah Spencer, de 30 anos, adepta da equipa da casa quis assumir protagonismo, depois de um dos dois golos do Monterrey. Segunda a própria, já tinha bebido uma garrafa de champanhe e algumas cervejas e, talvez por isso, achou boa ideia mostrar os seios durante o festejo. Mesmo com o marido, César Moreno, cantor rock do México, ao lado.

Quem não achou piada foi Jorge Urdiales, presidente do Monterrey, que proibiu a «Loira do Tec», como ficou conhecida em alusão ao estádio da formação mexicana, de voltar a sentar naquelas bancadas. Para além disso foi multada em 500 pesos mexicanos (sensivelmente 28 euros).

Veja o Video:

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Filho de Romário assinou pelo Vasco da Gama

O filho de Romário prepara-se para assinar pelo Vasco da Gama o seu primeiro contrato como profissional. Aos 16 anos, Romarinho segue assim as pisadas do pai, lançado pelo emblema da cruzmaltina em 1985.

O jovem, que também actua a avançado, tem dado excelentes indicações em termos de evolução, tendo por isso merecido o reconhecimento por parte do clube.

Está assim na calha a sucessão de Romário, que atingiu com a camisola do Vasco o golo 1.000 da carreira.

As Agruras de ser filho de Diego Maradona

A pressão insofismável de ser filho de D10S. A crueldade das comparações, a partitura de dois seres ligados pelos genes, mas afastados pela realidade. A vida de Diego Armando Maradona Júnior é tabelada desta forma. Tudo o que diz, tudo o que faz, encontra inevitavelmente o eco da provocação: «o pai é que era...»

Numa descomplexada entrevista, o filho do mais prodigioso dos génios falou de tudo um pouco. De uma relação que não existe - Maradona viu apenas o filho uma vez, por acaso -, da admiração que sente pela mãe, da sua carreira e, sobretudo, de futebol.

«Não é fácil falar do meu pai», suspira. «Vi-o acidentalmente num campo de golfe, em 2003. Falámos cerca de 40 minutos. Deu-me muitas explicações e perguntou-me como estava a minha vida. Disse-me que não soube durante muitos anos que eu era filho dele. Emocionei-me. Afinal, o homem é meu pai. Presente ou ausente.»

Importa explicar que Diego Armando Maradona Júnior nasceu em 1986, fruto de uma relação extra-conjugal de El Pibe com Cristina Sinagra, uma jovem de Nápoles. O actual seleccionador argentino recusou a paternidade do pequeno Diego, até um teste de ADN colocar fim a todas as dúvidas.

«Ele disse uma vez numa entrevista que eu fui um erro. É triste ouvir isto de um pai. Mas perdoei-o quando estive com ele. Na primeira e única vez que estive com ele. Não lhe guardo rancor.»

«Queria que soubessem que sou filho do Maradona»

Um gigante de joelhos não deixa de ser um gigante. Maradona chorou na hora de conhecer o filho bastardo. Vergado à vergonha, ao arrependimento, o maior dos maiores pediu desculpa.

«Desabafou comigo. Admitiu-me que tinha sido uma pessoa doente, toxicodependente. Pedi-lhe para ficar tranquilo e assegurei-lhe que estou bem. A minha mãe sempre me disse bem dele. Tem um coração enorme, apesar de todos os defeitos», concede ao nosso jornal Maradona Júnior.

O filho de D10S cresceu encarcerado na profusa dimensão do próprio pai. Na escola, no Nápoles, em todo o lado, Diego Júnior olhava e via o pai que nunca conhecera. Aceitou a recusa do progenitor, lidou com a rejeição e tentou aproximar-se através da imitação.

«No campo era impossível. Mas via fotos dele e queria que as pessoas soubessem que eu era filho do grande Maradona. Deixei crescer o cabelo, pus brincos, fiquei com barba. Até uma tatuagem do Che Guevara fiz.»

«O nome Maradona funciona ao contrário»

Ano após ano, a separação entre pai e filho ramificou-se. Júnior ganhou consciência, maturidade, encontrou refúgio na companhia da mãe e da restante família. Mas sabe também que, até ao fim dos dias, carregará o peso de um nome. Um nome que o ajudou a conquistar «o amor dos adeptos do Nápoles» e pouco mais.

«O nome Maradona funciona ao contrário. Não sou tão bom como ele e as pessoas desiludem-se com isso, como se fosse possível ter a mesma qualidade do melhor de todos os tempos. Eu tenho algum talento, mas preciso de treinar todos os dias para melhorar».

Medalha de Mourinho vendida por 19 mil euros

Uma medalha de campeão de Inglaterra que José Mourinho atirou para as bancadas de Stamford Bridge, em Abril de 2006, foi esta segunda-feira comprada em leilão por 19 mil euros.

O artigo remete à tarde de 26 de Abril de 2006, quando o Chelsea venceu o Manchester United por 3-0 e comemorou aquele que foi o segundo título consecutivo de campeão inglês que José Mourinho conquistou para os «blues».

O técnico português atirou então a medalha que lhe tinha sido entregue pelos responsáveis da Premier League, alegando que, por já possuir uma relativa à conquista do primeiro Campeonato, preferia partilhar a segunda com os adeptos.

Defesa acaba Lesionado por um Muro

O jogo era amigável. Tudo corria dentro dos planos no Orebro-Zenit, sem lesões nem desaguisados, quando Michael Almeback desafiou as leis da física. O defesa dos suecos decidiu fazer uma entrada de carrinho, deslizante, bem perto de um muro que se encontrava logo depois da linha final.

Como as chuteiras ainda não têm um sistema de travagem infalível, Almeback só parou quando embateu violentamente no tal muro. «Fui um bocado trapalhão, mas durante os jogos estas coisas acontece. Às vezes não pensamos muito», explicou-se, embaraçado, o defesa do Orebro.

O outro protagonista do lance foi o russo Aleksandr Kerzjakov, que se tentava escapar pela esquerda, até ser varrido por Almeback.

Veja o Video:

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Costinha rescinde contrato com Atalanta

O médio Costinha deixou de ser jogador do Atalanta. Ambas as partes chegaram a acordo amigável para a rescisão do vínculo que as unia.

O antigo internacional português desiludiu na passagem pelo futebol italiano. Costinha alinhou apenas por uma vez em jogos oficiais pela turma de Bergamo.

Recorde-se que Costinha foi peça fundamental na equipa do FC Porto, liderada por José Mourinho, que conquistou a Taça UEFA e a Liga dos Campeões, em 2003 e 2004, respectivamente.

Benfica atinge as 150 Vitórias Europeias

A goleada (4-0) ao Hertha Berlim, esta terça-feira, possibilitou ao Benfica tornar-se no 10.º clube a atingir as 150 vitórias em jogos europeus. Os encarnados não desperdiçaram a oportunidade de fazer história, que se iniciou a 29 de setembro de 1960, frente ao Hearts, em Edimburgo, na 1.ª mão da ronda inaugural da Taça dos Campeões Europeus de 1960/61, que viriam a vencer.

Nestes 150 triunfos, encontram-se partidas marcantes contra equipas que também já venceram a Taça dos Campeões Europeus - Liverpool e Juventus foram batidas por três vezes, enquanto o poderoso Real Madrid perdeu por duas -, que já foram derrotadas em mais do que uma ocasião. No total, o clube da Luz regista 22 triunfos face a formações que venceram a mais importante competição europeia de clubes, registanto ainda 17 frente a equipas que venceram outra prova da UEFA.

O "ranking" das formações que já ultrapassaram as 150 vitórias é liderada pelo FC Barcelona, com 239 triunfos, logo seguido pelo Real Madrid, com 233. O "top 10" conta ainda com as presenças de Juventus (209), Bayern Munique (189), AC Milan (171), Liverpool (168), Inter de Milão (163), Ajax (156) e Anderlecht (153).

Logo atrás do Benfica, na 11.ª posição, encontra-se o Manchester United, com 147 vitórias, imediatamente seguido pelo FC Porto, que conta com 133.

Panucci deixa Parma por «motivos pessoais»

Panucci rescindiu nesta terça-feira o contrato que o ligava ao Parma até final da época. De acordo com o clube italiano, através de comunicado de imprensa, o defesa, de 36 anos, alegou «motivos pessoais» para a rescisão, tendo os mesmos sido aceites.

No mesmo documento, o internacional italiano negou que a alegada má relação com o treinador Francesco Guidolin «esteja na origem da rescisão».

Panucci deixa o Parma ao fim de sete meses, para onde se transferiu após oito anos na Roma.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Não marcou golo mas derrubou 3 Jogadores

O futebol é um espectáculo e, mesmo por isso, por vezes também tem partes onde o humor vem ao de cima. Mesmo que, para alguns, seja um humor doloroso.

O cenário é o campeonato holandês, num encontro entre o Feyenoord e o Den Haag, que viria a terminar empato a duas bolas. O protagonista maior foi o holandês Wijnaldum, da equipa da casa. Faltavam 15 minutos para o apito final e o Feyenoord vencia por 2-1. Wijnaldum embala num «slalom» perigoso, entra na área, mas, em vez de um golo, quase conseguiu um «strike». De uma vez derrubou dois adversários e um deles ainda foi derrubar outro colega.

Veja o Video:

Três jogos de suspensão para Mourinho

O treinador do Inter, José Mourinho, foi sancionado com três jogos de suspensão pelos gestos que realizou no jogo do passado sábado com a Sampdoria, que terminou empatado a zero e com os «nerazzurri» reduzidos a nove jogadores.

Após as expulsões de Walter Samuel e Iván Córdoba – vão cumprir um jogo de castigo – Mourinho, que terá ainda de pagar uma multa de 40 mil euros, juntou as mãos num gesto em que deu a entender que o árbitro devia ser algemado.

Esteban Cambiasso e Sulley Muntari também foram alvo de castigos, ambos suspensos por dois jogos.

Comprei o brinco de Maradona

O avançado italiano Fabrizio Miccoli, do Palermo, confirmou que deu indicações para adquirir o brinco de Diego Maradona leiloado no passado dia 14 de Janeiro.

«O brinco do Maradona é meu. Era eu que esteva ao telefone com a senhora do vestido vermelho», confirmou o antigo avançado do Benfica em declarações à imprensa italiana.

O brinco, confiscado a Maradona pelas autoridades italianas a 18 de Setembro passado, foi leiloado a 14 de Janeiro com Miccoli a indicar, via telemóvel, à “senhora do vestido vermelho” para avançar com 25 mil euros para garantir a peça. A base de licitação era de 5.500 euros.

Miccoli, um fervoroso admirador de Maradona, usou o brinco no jogo de ontem com a Lazio, onde contribuiu com um golo para a vitória (3-1) do Palermo.

Estima-se que Maradona deve mais de 37 milhões de euros ao fisco italiano, dívida que vem desde o tempo em que jogou no Nápoles, em meados da década de 80. Em 2006, El Pibe viu um relógio avaliado em 11 mil euros ser confiscado pelas autoridades.

Cristiano Ronaldo tem estátua em Madrid

Uma estátua de Cristiano Ronaldo, com cerca de 10 metros de altura, é a nova atracção da «Plaza de Ramales», em Madrid.

O futebolista mais caro de sempre, no entanto, não vai ainda ficar imortalizado nesta praça da capital espanhola. A razão para a colocação da estátua, na realidade, é bem simples: a Praça da Ramales vai servir de cenário à gravação de um anúncio.

No spot publicitário, uma legião de adeptos do internacional português vai celebrar uma vitória do Real Madrid na «Praça Ronaldo».

Ricardo Gomes sofreu um AVC

Ricardo Gomes, atual treinador do São Paulo, foi internado na madrugada desta segunda-feira depois de ter sido vítima de um Acidente Vascular Cerebral, vulgo AVC.

A antiga glória do Benfica - esteve na Luz entre 1988 e 1991 e de 1995 a 1996 -, hoje com 45 anos, ter-se-á sentido indisposto nos momentos que se seguiram à derrota com o Palmeiras. Marco Aurélio Cunha, diretor-geral do emblema paulista, avançou à imprensa brasileira que o técnico começou por sentir dores de cabeça e alguma dormência num dos braços.

Chegado ao Hospital de São Luiz, no Morumbi, o técnico foi sujeito a uma bateria de exames que lhe diagnosticou uma vasculite (inflamação num vaso sanguíneo), para além de um derrame de sangue.

"Tecnicamente, tratou-se de um AVC que, em princípio, não é tão preocupante. Vamos investigar a causa do problema, mas, na maioria dos casos como este, não é possível descobrir a origem. Mas em nenhum momento ele perdeu a consciência", afirmou Marco Aurélio Cunha, citado pelo "Globo Esporte", descansando os adeptos sobre o estado do treinador que, durante as incidências, esteve sempre consciente.

Atualmente internado na Unidade de Cuidados Intensivos da referida unidade hospitalar, Ricardo Gomes será submetido a novos exames, porventura mais conclusivos, durante esta segunda-feira. Caso a situação evolua favoravelmente, Ricardo Gomes poderá deixar o hospital dentro de quatro dias.

Certo por agora, é a sua ausência na partida do São Paulo frente aos colombianos do Once Caldas, a contar para a Taça dos Libertadores.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Van der Sar vai renovar com o United

Edwin Van der Sar, guardião do Manhcester United, vai renovar o vículo contratual que o liga ao emblema inglês.

Com contrato até ao final da época, o internacional holandês chegou a acordo com os "red devils" e vai prolongar a sua estadia em Old Trafford até ao final da próxima temporada.

"Decidi assinar um novo contrato porque quero continuar a jogar. O clube também quer que eu fique aqui e isso deixa-me muito feliz. Sinto-me bem fisicamente e sei que tenho capacidade para continuar a jogar pelo Manchester United", considerou o guarda-redes, de 39 anos, em declarações ao "News of the world".

Roger celebra a estreia de forma Insólita

Um golo e uma assistência para além de um festejo insólito. Roger está de volta aos relvados brasileiros, agora com a camisola do Cruzeiro, que bateu o rival Atlético Mineiro, no campeonato estadual, por 3-1.

O antigo médio do Benfica fez a assistência para o segundo da Raposa, como é conhecido o emblema de Minas Gerais que representa. Depois de estar em vantagem no marcador, o Cruzeiro deixou o Galo empatar, mas a classe de Roger fez a diferença.

Primeiro com o passe decisivo para o 2-1, autoria de Leonardo Silva, depois, a dois minutos dos 90, a disparar uma bomba com a canhota, que só terminou na baliza de Carini. Roger sorriu e correu atrás de uma mascote, para enfiar a cabeça da Raposa e assim celebrar a estreia pelo Cruzeiro, que é vice-líder do Mineirão.

Veja o Video:

Pior média da história do Sporting

O Sporting corre o risco de terminar a liga com a pior média de golos marcados da história do clube. Naquele que foi, no conjunto de todas as provas, o sétimo jogo dos leões sem ganhar, o Sporting apresenta o saldo de um golo por jogo, números inéditos desde a década de 30 do século passado, que marca o início da competição.

Nas muitas edições da prova desde então, o mais perto que o Sporting esteve deste patamar foi nos anos 60, por duas vezes, e na temporada de 1989/90. Ainda assim, os 35 e 36 golos marcados em 26 encontros, em 1966/67 e 1968/69, ou os 42 em 34 partidas, há 20 anos, estão longe do escasso pecúlio obtido por Paulo Bento e Carlos Carvalhal (Leonel Pontes dirigiu a equipa num único jogo) ao longo da prova.

A situação é tão ou mais grave se analisarmos o percurso do Sporting longe de Alvalade. Nessa condição, o ataque dos leões, com 9 golos em dez jogos, apenas supera o de cinco adversários:Olhanense (8), V. Setúbal (8), Leixões (5), Belenenses e Naval (3).

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Chelsea em Lisboa por Di María

O Chelsea está a tentar ganhar vantagem para a contratação de Angel di María já no final da temporada.

Ao que se apurou, Peter Kenyon esteve em Lisboa nos últimos dias para se tentar inteirar das melhores condições para garantir a aquisição do internacional argentino, também cobiçado por outros emblemas de renome. Apesar de Luís Filipe Vieira e Rui Costa estarem em Berlim, onde a equipa defrontou o Hertha na última quinta-feira, Kenyon manteve contactos que se podem vir a revelar determinantes.

Chave crucial neste processo terá o empresário Jorge Mendes, um dos agentes mais reputados do universo futebolístico e que para além de representar o atleta servirá como elo de ligação entre o Benfica e os potenciais compradores.

O interesse do Chelsea em Di María remonta praticamente à altura em que o argentino chegou à Luz em 2007. Aliás, pouco depois de se estrear pelos encarnados, o jogador sul-americano afirmou publicamente que o grande objetivo passava por "ficar um ano no Benfica e depois ir para o Chelsea".

Refira-se que apesar de já não desempenhar funções executivas, Peter Kenyon continua a representar o clube de Stamford Bridge e a ter a confiança de Roman Abramovich, que já demonstrou estar disponível para abrir os cordões à bolsa para garantir o extremo benfiquista.

Também Carlo Ancelotti, técnico dos blues, já deu o aval e o Chelsea parece disposto a ir até muito perto dos 40 milhões por forma a impedir que a concorrência aperte ainda mais depois do Mundial'2010 onde o jogador estará presente.

Quinzinho foi Qiao Ji Mu durante 7 anos

Quinzinho, lembra-se dele? Do homem que conseguiu irritar o simpático Bobby Robson, com a simples celebração de um golo? O antigo avançado do F.C. Porto reapareceu no radar futebolístico depois de oito anos no futebol chinês, a responder pelo nome de Qiao Ji Mu!

Aos 35 anos, Joaquim Alberto Silva ainda gosta de balançar as redes contrárias e prepara-se para jogar no campeonato de Angola, com a camisola do Recreativo de Caalá. Quinzinho, recordado com saudade pelos adeptos portistas, face ao seu entusiasmo e futebol desconcertante, orgulha-se de ter contribuído para o pentacampeonato do F.C. Porto.

O avançado trabalhou com Bobby Robson, António Oliveira e Fernando Santos. Concorreu com nomes como Domingos Paciência ou Mário Jardel, mas ainda encontrou espaço para marcar golos importantes. Certo dia, decidiu festejar com uma dança junto à bandeirola de canto. Robson ficou estupefacto.

«Nunca mais se esqueceu. Mesmo nos treinos, eu queria era rematar à baliza. Então ele dizia: Quinzinho, quando marcares três golos num jogo, já podes dançar à vontade», recorda o antigo internacional de Angola.

«Esperava mais no F.C. Porto»

Quinzinho chegou ao F.C. Porto em 1995, oriundo do ASA de Luanda. No ano seguinte, marcou o primeiro golo na história da selecção de Angola, numa fase final de uma Taça das Nações Africanas. Contudo, nas Antas, as alegrias surgiam a espaços.

«Foram dos melhores anos da minha vida, venci dois campeonatos e duas taças, mas havia Mário Jardel. Era um fenómeno. Mas sinceramente, esperava mais dessa passagem pelo F.C. Porto. Quanto tiver oportunidades, fiz golos», lembra.

Os adeptos do clube azul e branco não mais esqueceram Quizinho: «Fui muito acarinhado no Porto. Ainda agora, sempre que lá vou, os adeptos ainda me chamam na rua: Quinzinho, Quinzinho, eras o maior»

A China e o futebol até aos 37 anos

Quinzinho jogou no F.C. Porto, mas também no U. Leiria, Rio Ave, Farense, Aves, Alverca e Estoril. Esteve ainda no Rayo Vallecano. De repente, em 2002, mudou de ares e experimentou o futebol chinês. Até 2009.

«Foi uma experiência muito bom, é um país diferente, mas com qualidade no futebol e no estilo de vida. Lá era conhecido como Qiao Ji Mu, que quer dizer Quinzinho na língua deles. Era esse nome que tinha na camisola», conta o avançado.

O internacional angolano esteve ligado ao Xiamen Lanshi até final da época passada. Agora, vai regressar ao futebol do seu país. «Ainda tenho muito futebol para dar. Fiquei seis meses parado, mas com o treino vou ao sítio. Quero jogar mais dois anos, depois ainda não sei o que vou fazer», remata Quinzinho.

«Para o F.C. Porto, desejo boa sorte. Aquele clube tem uma força fora do normal e ainda pode ser campeão». Fica a mensagem.

UEFA vai homenagear Eusébio

O presidente da UEFA, o francês Michel Platini, vai estar em Lisboa na próxima terça-feira para homenagear Eusébio com o galardão "UEFA President Award".

A cerimónia de entrega do galardão, que visa reconhecer a contribuição do «Rei» para o desenvolvimento e sucesso do futebol europeu, coincide com o jogo Benfica-Hertha Berlim, sendo assim um atractivo extra para a segunda «mão» dos 16 avos-de-final da Liga Europa.

Será a terceira vez que a UEFA vai entregar este galardão, com Eusébio a juntar-se ao hispano-argentino Alfredo Di Stefano e ao inglês Bobby Charlton.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

António Carlos no comando do Palmeiras

A direcção do Palmeiras anunciou, esta sexta-feira, a contratação do técnico António Carlos, que vai substituir Muricy Ramalho.

O vice-presidente do Palmeiras, Gilberto Cipullo, em declarações no «site» da equipa, elogiou o novo treinador: «António Carlos é um líder nato. Um jogador que conquistou títulos importantes com a camisola do Palmeiras. Este conhecimento do clube é muito importante para nós. Como técnico, apesar de ser novo na função, fez um excelente trabalho no São Caetano.»

O novo técnico do Palmeiras irá dirigir a equipa no clássico, de domingo, frente ao São Paulo.

Ajax vai recorrer à banca para travar Crise

O Ajax prepara-se para recorrer a empréstimos na banca holandesa, para fazer frente às suas dívidas e a uma situação económica difícil, refere esta sexta-feira a imprensa holandesa.

O clube de Amesterdão, cotado em bolsa, teve perdas significativas na primeira metade da época e prevê concluir o ano económico 2009/2010 com um resultado operacional negativo.

No primeiro semestre da época o Ajax teve uma perda líquida de 9,9 milhões de euros, revela esta sexta-feira a agência holandesa ANP.

O resultado operacional para os primeiros seis meses foi de menos 7,2 milhões de euros, números que subiram bastante se comparados com o período homólogo anterior (com menos 2,3 milhões de euros).

As receitas do Ajax devem-se em grande parte à venda de jogadores e à participação do clube na Liga Europa, onde quinta-feira perdeu em casa frente aos italianos da Juventus (1-2).

3 jogos de suspensão para Patrick Vieira

O médio francês do Manchester City, Patrick Vieria, foi castigado pela Federação inglesa com três jogos de suspensão por conduta violenta no jogo da passada terça-feira com o Stoke City.

Vieira, que em Janeiro trocou o Inter de José Moutinho pelo City de Roberto Mancini, vai falhar os encontros com Liverpool e Chelsea, para a Liga inglesa, e Stoke City, para a Taça de Inglaterra.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Viu seis cartões vermelhos num Jogo !

Paul Cooper vai entrar para a história. Não pelos feitos ao longo de 22 anos de carreira no futebol britânico, mas pelo que foi a sua última aparição em campo: viu seis cartões vermelhos num só jogo. Sim, seis.

Então foi assim. Era um jogo da Border Football Amateur League, entre o Hawick United, onde joga o nosso protagonista, e o Pencaitland. Cooper viu um segundo amarelo por protestos e o consequente vermelho. Mas não se ficou. E foi embirrar com o árbitro. Que lhe mostrou novos cartões vermelhos ao ritmo dos gritos e impropérios. Mais cinco, no total.

No fim disto tudo, Cooper foi suspenso por dois anos pela Liga escocesa. Posto isto, e com 39 anos de idade, vai pendurar as botas. «Foi uma reacção exagerada. Depois de ser expulso disse coisas ao árbitro que não devia. Mas senti-me muito frustrado, porque não tive a culpa no incidente que levou à minha expulsão. Depois do jogo fui ver o árbitro ao balneário e pedi-lhe desculpa por ter perdido a cabeça», conta, desolado.

Cooper, que por causa do seu emprego nem pôde estar presentes na audiência em que foi analisada a sua infracção, diz que não lhe resta alternativa: «Tenho que ir com a maré, aceitar isto e descobrir outra coisa que fazer ao sábado».

Portsmouth quer vender Jogadores

O Portsmouth, clube que atravessa uma grave crise financeira e ocupa a última posição na primeira liga inglesa, solicitou autorização para vender jogadores fora do prazo legal do “mercado” de transferência de inverno.

O clube admitiu a possibilidade de vender jogadores depois do encerramento do “mercado”, em 31 de Janeiro, para fazer face à grave situação financeira que atravessa, tendo já enviado um pedido nesse sentido à Premier League.

De acordo com o portal da BBC, o pedido do clube é de difícil aceitação pelos responsáveis da liga inglesa, uma vez que é a FIFA que regula os mercados de transferências.

Gaziantepspor envolvido em apostas Ilegais

O Gaziantepspor, onde o português José Couceiro ocupa actualmente o cargo de treinador principal, é um dos clubes assolados por uma investigação judicial em torno de apostas ilegais, que já levou à detenção de alguns jogadores.

Segundo a imprensa daquele país, Soner Ornek, Muhammet Sentürk, Mehmet Coskun e Mehmet Karakeçili são os jogadores do Gaziantepspor que estão já detidos, havendo ainda outros do Gaziantep Büyüksehir Belediyespor, clube que milita no segundo escalão do campeonato turco. No total terão sido detidas 73 pessoas.

As apostas desportivas na Turquia são da exclusiva responsabilidade do Estado, que distribui as licenças a empresas especializadas, um pouco à imagem do que sucede em Portugal.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Mourinho tratou-me mal... para me Motivar

«Reencontrei a felicidade», revela Adriano, no dia em que comemora 27 anos. O avançado brasileiro frisa que agora voltou a ser feliz e tem vontade de voltar a Itália. O “Imperador” está seduzido pelo Roma, mas não esquece o trabalho no Inter com o técnico português José Mourinho.

«Ainda torço pelo Inter. Não tive nenhum problema com Mourinho. Ele ajudou-me muito. Tratou-me muito bem e às vezes mal, mas só quando me queria motivar», disse o avançado.

O internacional brasileiro admite que tentou ingressar no Roma, mas garante que só pensa «no Flamengo e no Mundial-2010». «Depois talvez regresse a Itália. Certamente que Roma é uma grande cidade, com uma grande equipa. Gostaria de jogar ao lado de Totti», rematou.

Hiddink vai orientar a selecção da Turquia

A Federação de futebol da Turquia confirmou que o holandês Guus Hiddink aceitou orientar a selecção daquele país.

«O presidente da Federação turca de futebol e o senhor Hiddink reuniram-se ontem (terça-feira) em Amesterdão e acertaram um acordo por quatro anos», revela em comunicado o organismo que tutela o futebol na Turquia.

Hiddink termina contrato como seleccionador da Rússia – formação que orienta desde 2006 - a 30 de Junho e inicia a 1 de Agosto o novo desafio como treinador da equipa nacional turca.

Como estragar a noite a um Auxiliar

O senhor até nem levou a mal. Mas que deve ter doido, deve. O árbitro auxiliar do Derby-Birmingham do último fim-de-semana, jogo da Taça de Inglaterra, deve ter ficado pelo menos com a noite estragada depois disto.

Foi involuntário. Robbie Savage só queria aliviar a bola, mas acertou mesmo em cheio no auxiliar. E logo onde dói mais. O jogador do Derby pediu desculpa, o juiz respondeu com um sorriso, mas depois não conseguiu esconder uns esgares de dor. E durante alguns minutos não conseguiu levantar a bandeirola.

Veja o Video:

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Thierry Henry de saída do Barcelona

Os dias de Thierry Henry no Barcelona parecem estar contados devido ao rendimento do francês que está a ser muito inferior ao do resto da equipa.

Segundo noticia o diário espanhol “Marca”, Henry deve sair do clube catalão no mercado de Verão.

O francês já soma três partidas sem jogar um único minuto, e apesar do grande respeito que o técnico Pep Guardiola sempre demonstrou pelo jogador, este já não tem espaço na equipa e por isso está de saída do “Barça”.

Butt renova por mais um ano com o Bayern

O guarda-redes alemão Hans-Jörg Butt, que representou o Benfica na época 2007/08, renovou por mais um ano, ou seja, até Junho de 2011, o contrato que o liga ao Bayern, anunciou esta terça-feira o clube de Munique.

«Estamos satisfeitos com seu desempenho e estamos contentes por estar à disposição da equipe para mais uma temporada», disse o presidente do Bayern, Karl-Heinz Rummenigge, após a renovação do contrato.

Butt completa 36 anos de idade no próximo dia 28 de Maio.

Eleito melhor Brasileiro da Europa em 2009

Luis Fabiano, recebeu no passado domingo o prémio de melhor jogador brasileiro na Europa no ano de 2009, promovido pelo site francês “Sambafoot”.

Ex-jogadores brasileiros campeões do mundo, como Carlos Alberto Torres e Mauro Silva ajudaram a eleger o vencedor. O jogador do Sevilha superou companheiros da selecção brasileira como Julio Cesar, Daniel Alves e Kaká, que foi o vencedor do prémio em 2008.

Fabiano não escondeu a satisfação pelo reconhecimento: “Estou muito feliz por receber este prémio e quero compartilhá-lo com os meus companheiros do Sevilha e da Selecção, pois sem eles não haveria prémio. O ano passado realmente foi muito bom para mim, mas espero que 2010 seja ainda melhor, pois terei importantes desafios”.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Federação vai punir quem evocar Deus

O facto do guarda-redes da Juventus ter evocado o nome de Deus ‘em vão’ fez com que a Federação Italiana de Futebol vá agora punir quem proferir blasfémias em campo.

Este é considerado pela imprensa italiana, um assunto sério. E por isso mesmo pode levar a um castigo prolongado.

Buffon reagiu a nova ‘lei’ que a Federação irá aplicar: “A ideia de castigar por blasfémias pode ser justa, mas será difícil de aplicar. Vamos ver quem consegue provar que um jogador disse Deus, Zeus ou Deneus, por exemplo”.

Guarda Redes do Corinthians dá Frango

Imagine um guarda-redes que não pode usar as mãos na pequena área. Já conseguiu? Então agora veja o resultado.

O protagonista é Felipe, guarda-redes do Corinthians, um dos mais cotados do Brasil e cujo nome até foi um dos muitos falados para o Benfica no defeso. O jogo era frente à Portuguesa, para o campeonato paulista. Há um livre de longe, a bola vai à figura e o guarda-redes deixa-a bater-lhe no corpo e passar, para dentro da baliza.

Felipe pediu de imediato desculpa aos adeptos. E tenta perceber o que aconteceu. «O Marco Antônio bateu para a área e eu esperei a bola saltar. Como o campo está duro, ela saltou mais. Eu tentei voltar, mas não deu. Foi um vacilo que quase colocou tudo a perder», afirmou o jogador.

Resta dizer que Felipe tentou redimir-se, com várias boas defesas na segunda parte de um jogo que terminou empatado a um golo. E foi uma conversa com o treinador ao intervalo que o fez levantar de novo a cabeça. «Não se pode esconder as coisas. O Felipe sabe que falhou. Um guarda-redes do nível dele não pode sofrer um golo assim, mas acontece. Ele tinha que entrar de cabeça erguida no segundo tempo», diz Mano Meneses.

«O Mano me deu uma chegada porque eu estava de cabeça baixa. No segundo tempo, pude fazer duas ou três defesas e não sofrer golos. A gente não se recupera facilmente, fica lamentando. Não é fácil sofrer um golo da forma que foi. É esquecer, anular aquele momento e tentar evitar mais erros», resume Felipe.

Veja o Video:

Mourinho envolto em nova Polémica

Poderá ser o mais recente ‘inimigo’ de Mourinho. O presidente do Nápoles, Aurelio De Laurentiis, no final do encontro deste domingo frente ao Inter (0-0), garantiu que o português seria o último treinador que contrataria. “Il Speciali” não demorou a responder...

«Aquele senhor pequeno pensa que o futebol é Hollywood. Fala, fala, fala, hoje as coisas correram-lhe bem, mas nem sempre será assim», atirou José Mourinho, respondendo então às palavras do líder do clube napolitano.

Na base desta polémica estarão referências ao árbitro Roberto Rosetti por parte do técnico português, mas também palavras por si proferidas na antevisão ao encontro disputado esta noite. «Fiz o elogio a Rosetti porque me agradou a sua atitude e porque o banco de suplentes fica muito longe de situações que não posso ver bem, mas disseram-me que há um ‘penalty’ claro, igual a um que Rosetti deu ao Bari e que agora não deu.»

«Mas se esquecermos esse episódio, o empate é o resultado que temos de aceitar. Além disso, é melhor mesmo esquecer, caso contrário terei de pagar mais multas», prosseguiu o técnico, que no seu discurso lançou ainda uma “farpa” à Juventus, alegadamente devido a uma grande penalidade assinalada por suposta falta sobre Del Piero.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Florentino Perez junto de Cachecol do Barça

Não se trata propriamente de um caso em que se dormiu com o inimigo, mas Florentino Perez não deve ter gostado muito da brincadeira que um adepto do Xerez lhe preparou.

O fã solicitou a presença do presidente do Real Madrid para uma fotografia, exibindo uma bandeira do Xerez. No entanto, o que Florentino Perez não sabia era o que estava pela frente da bandeira. O adepto do Xerez colocou um cachecol do Barcelona e um companheiro registou o momento para a posterioridade.

No final, quando já nada podia ser feito, o adepto mostrou o cachecol a Florentino que retribuiu com um sorriso. Amarelo?

Veja o Video:

Bola na Barra Versão Barcelona B

Já conhece o Bola na Barra, claro... Trata-se de um desafio em que os participantes têm de acertar com a bola na barra e que faz grande sucesso no programa do Maisfutebol na TVI24. Um desafio ainda que se espalhou um pouco por todos os cantos do mundo e que diverte quem participa e quem apenas observa.

Pois bem, em Barcelona, os jogadores da formação B do Barça, encontraram uma forma inovadora de disputar o Bola na Barra. Chama-lhe El Chutaculos e, a avaliar pelo vídeo, deve ser muito divertido. Jonathan dos Santos, irmão de Giovanni dos Santos, é um dos mais brincalhões com o novo desafio encontrado.

Veja o Video:

Patrão Romário despede Bebeto

Dentro do campo formaram uma dupla fantástica. Cá fora, a relação durou cerca de dois meses. Romário e Bebeto já não trabalham juntos no América, já que o primeiro (director desportivo) decidiu despedir o segundo (treinador).

«Ele conversou comigo após o jogo com o Olaria (derrota por 2-1) e entendeu que era altura de mudar. Não fizemos uma campanha abaixo dos clubes de menor investimento, pois alguns deles têm outra estrutura, e começaram a preparação mais cedo. Mas respeito a decisão, e a nossa amizade está acima de qualquer situação profissional», disse Bebeto, citado pela «Globoesportes».

Bebeto fez oito jogos como treinador do América, e somou três vitórias, um empate e quatro resultados. Números que não agradaram ao «patrão» Romário.

Novo Equipamento da Inglaterra é Assobiado

A ideia partiu da Umbro, a patrocinadora da selecção inglesa, mas acabou por não correr tão bem quanto esperado. Basicamente trata-se do equipamento alternativo da Inglaterra para o Mundial, um equipamento conhecido como «Away shirt». Por isso, pensou a marca, nada melhor que apresentá-lo longe de casa.

O sítio escolhido foi então Paris, durante um concerto da banda britânica Kasabian. O problema é a rivalidade histórica entre as selecções inglesa e francesa. Quando o líder dos Kasabian, Tom Meighan, entrou em palco com a nova camisola alternativa, a reacção foi um enorme coro de assobios do público, naturalmente.

Nada que tenha desiludido Tom Meighan. «Foi brilhante ter sido a primeira banda a lançar uma camisola oficial da selecção inglesa», disse no final. «Quando a Umbro nos contactou, saltámos de felicidade. Somos fãs de futebol e adorámos a ideia de revelar a camisola alternativa no terreno dos maiores rivais no futebol».

Veja o Video:

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Hiddink não renova com Federação Russa

O treinador Guus Hiddink anunciou que não vai renovar contrato com a Federação Russa de Futebol, depois de uma reunião com o novo presidente do organismo, Sergei Fursenko.

«Depois da reunião com o presidente Sergei Fursenko, decidi que vou retirar-me do cargo no final do meu contrato», informou Hiddink, cujo vínculo expira no final da presente época, a 30 de Junho.

O holandês explicou ainda que o anúncio da decisão é feito agora para «dar tempo aos responsáveis para encontrarem um novo treinador».

Minuto de silêncio por um Ex-Jogador Vivo

Aqui há tempos, chegou ao Bishop Auckland FC a notícia da morte de Tommy Farrer. Sensibilizado, o clube decidiu homenagear o seu antigo jogador. Fez o anúncio no programa de jogo e guardou um minuto de silêncio antes da partida do domingo seguinte. Depois, o presidente ligou à viúva para prestar condolências. E ela disse-lhe para ligar mais daí a bocado, que o marido tinha ido só à rua comprar o jornal...

As notícias da morte de Tommy Farrer foram claramente exageradas. Há que dar o desconto. Alguém fez correr a história, e o clube já há muito tinha perdido o contacto com o senhor. Afinal, ele brilhou no «Two Blues», o nome por que é conhecido este clube amador inglês, pouco depois da II Guerra Mundial.

Tommy Farrer, que tem 86 anos, sorri e agradece ter vivido para saber da homenagem. «Fico muito sensibilizado por se terem dado a tanto trabalho por mim, já joguei por eles há muito tempo», disse.

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Real Madrid oficializa contratação de Canales

O colosso de Madrid oficializou, esta sexta-feira, a contratação do jovem Sérgio Canales, ex-Racing, por seis temporadas.

«O Real Madrid e o Racing de Santander chegaram a acordo sobre a transferência de Sérgio Canales Madrazo. O contrato, que irá vincular o jogador ao Real Madrid, tem a duração de seis temporadas e irá entrar em vigor a 1 de Julho de 2010», revela o comunicado da equipa espanhola.

Canales, de 19 anos, que passou com sucesso os exames médicos, irá receber cerca de nove milhões de euros pelas seis temporadas de contrato, enquanto o Racing foi indemnizado em cinco milhões de euros e o jogador deverá ficar cedido mais uma temporada.

Golo de Diego Souza é tema de Exame

Jaime Pacheco disse um dia que o futebol está cheio de doutores que nem sabem por que a bola salta. Ora a partir de agora a sentença do treinador perde validade: os doutores sabem calcular por que a bola salta e muito mais. Por exemplo, que altura a bola atinge e até, diz o Globoesporte, o ângulo de remate.

Tudo por causa de um golo de Diego Souza, ao serviço do Palmeiras, no Brasil. O antigo médio do Benfica marcou do meio-campo. A partir daí o golo tornou-se tema de pergunta em Exame Nacional de acesso à faculdade. Aconteceu na UNIFEI (Universidade Federal de Itajubá, em Minas Gerais).

Foi dito aos candidatos que Diego rematou a 54 metros da baliza e que a bola demorou três segundos a passar a linha. A pergunta: que altura atingiu a bola? A resposta: onze metros.

Veja o Video:

Jogo Amigável acaba em Batalha Campal

A ideia era realizar um jogo amigável, mas pelo meio houve cenas que de amigáveis não têm nada. Em campo estavam o Beijing Guoan, da China, e o Pohang Steelers, da Coreia do Sul, equipa que no último Mundial de Clubes conseguiu uma louvável prestação, num jogo que decorria no Japão.

Curiosamente, num encontro entre chineses e coreanos, o epicentro da confusão esteve em dois nomes bem ocidentais. Ryan Grifiths, do Beijing, teve uma entrada mais arrojada sobre Mota. O nome é-lhe familiar? Falamos do avançado brasileiro que teve uma fugaz passagem pelo Sporting em 2005.

Os companheiros de Mota não gostaram e retaliaram. Pelo meio houve correria, pontapés, murros, empurrões e até uma cadeira que um jogador da equipa chinesa se preparava para pôr em acção.

Veja o Video: