O Benfica corre atrás de uma das maiores promessas do futebol sul-americano, o jovem (18 anos) colombiano James Rodríguez, do Banfield. Da Luz já seguiu uma proposta concreta para os responsáveis do emblema argentino, na ordem dos cinco milhões de euros, os quais na madrugada de ontem reuniram-se para decidir qual o destino do jovem extremo-esquerdo - também joga como médio-ofensivo.
No entanto, tal "ataque" do Benfica é explicado pelo facto de James Rodríguez ser apontado como uma das futuras estrelas do futebol mundial e estar a ser bastante assediado.
Esta proposta dos campeões nacionais surge numa altura em que já era público o avanço inicial do Espanhol. O emblema catalão tem vindo a negociar a contratação do internacional sub-17 colombiano, mas com a intervenção de Luís Filipe Vieira e Rui Costa, os dirigentes do Banfield foram obrigados a congelar as conversas com o emblema de Barcelona para avaliar os novos dados. A reunião na madrugada de ontem serviu para avaliar os termos exactos de ambas as propostas e decidir qual das duas melhor serve os interesses do emblema argentino. O qual deseja, como é normal, receber a maior quantia possível no prazo de pagamento mais reduzido. Nas próximas horas se saberá se o Benfica vence esta corrida ou não.
Certo é que, ao longo dos últimos meses, Rodríguez tem chamado à atenção de vários colossos europeus, nomeadamente em Itália. Tanto a Udinese como, mais recentemente, a Juventus demostraram interesse em agarrar o extremo, mas nunca selaram algum acordo. Aliás, de acordo com a Imprensa italiana, na altura a Juve terá mesmo subido a parada até aos 4,5 milhões de euros, valor entretanto ultrapassado.
Toda a "loucura" em torno de James Rodríguez explica-se pelo potencial que o jogador tem. Aos 14 anos, foi o mais jovem a estrear-se no primeiro escalão da Colômbia, pelo Envigado, de onde deu o salto para o Banfield. Os argentinos terão pago, em 2008, quase meio milhão de euros por metade do passe do jovem. Na última época, Rodríguez destacou-se na Taça Libertadores, onde foi presença habitual no onze e marcou cinco golos em oito presenças, além de também ter brilhado no campeonato da Argentina: no torneio Abertura fez três golos e, no Clausura, assinou mais um. Pode estar encontrado o substituto de Di María, que, recorde-se, chegou à Luz também muito jovem (19 anos).