Bem vindo/a ao Cyber Futebol: Este Blog Destina-se à Públicação de Notícias e Vários Conteúdos sobre o Desporto Rei

sábado, 31 de janeiro de 2026

Cancelo será homenageado na Gala do Desporto da Moita

 

João Cancelo, internacional português do Barcelona, vai ser homenageado esta noite na Gala do Desporto da Moita, a decorrer pelas 21 horas no Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, na Baixa da Banheira. O lateral-direito de 31 anos não vai comparecer ao evento, mas um familiar irá representar o atleta.

A cerimónia, promovida pelo município da Moita, pretende celebrar os feitos desportivos da época passada, distinguindo e valorizando os atletas, treinadores e clubes do concelho da Moita que se destacaram ou representaram o município no estrangeiro ao longo do último ano. Tal como é o caso de João Cancelo, que esteve na Arábia Saudita ao serviço do Al Hilal na última temporada, antes de rumar à Catalunha para voltar a representar o Barcelona.

A Gala do Desporto da Moita vai ser transmitida em direto na página do Facebook do município, para que toda a população possa acompanhar o evento e homenagear todos aqueles que contribuem diariamente para o desenvolvimento do desporto local.

Diogo Leite perto da Lazio

 

A Lazio deseja contratar Diogo Leite ao Union Berlim para colmatar a saída iminente de Alessio Romagnoli para o Al Sadd do Qatar. O defesa português de 27 anos, ex-FC Porto, termina contrato com o clube alemão em junho e poderá rumar a Itália por apenas 2,5 M€.

Boavista paga mais 53 mil euros aos credores na luta contra fecho da atividade

 

O Boavista depositou mais 53.371,64 euros na conta da massa insolvente dos credores do clube, após falhar o prazo original de pagamento em 13 de janeiro, anunciou esta sexta-feira a administradora de insolvência dos axadrezados.

De acordo com um requerimento enviado por Maria Clarisse Barros ao Tribunal de Comércio de Vila Nova de Gaia, ao qual a agência Lusa teve acesso, o clube portuense já liquidou as despesas correntes deste mês, faltando cumprir uma tranche de 96.000 euros respeitante à primeira de três prestações destinadas a pagar dívidas vencidas e não regularizadas.

Depois de ter depositado 55.000 euros em dezembro de 2025, face às suas despesas correntes mensais, o Boavista teria de pagar aos credores em janeiro, fevereiro e março, sempre até ao dia 10, mais 96.000 euros, acrescidos da quantia indicada pela administradora de insolvência para suportar os gastos de cada mês.

Como as 'panteras' entraram em incumprimento este mês, Maria Clarisse Barros iniciou de imediato as diligências para encerrar a atividade do clube, visto que não necessitava de nova convocação da assembleia de credores.

No decurso das diligências, a direção do Boavista informou que o depósito de 53.680 euros estava em vias de ser assegurado, pretensão confirmada hoje, enquanto os 96.000 euros remanescentes vão ser liquidados até 06 de fevereiro, com ajuda de "um alegado investidor, que terá demonstrado interesse em viabilizar a atividade do clube e que estará em contactos e negociações com credores".

"Assegurado o depósito do valor necessário para a regularização das despesas correntes em janeiro, a administradora de insolvência considera que aguardar as diligências de encerramento do estabelecimento do clube até 06 de fevereiro não acarreta qualquer prejuízo para a massa insolvente, uma vez que, com o depósito em causa, será possível atenuar as dúvidas derivadas da manutenção em causa", lê-se no requerimento.

Na segunda-feira, através de outro requerimento, um dos credores do Boavista pediu o afastamento da direção presidida por Rui Garrido Pereira e que a administradora de insolvência ficasse com a gestão das panteras.

Em 16 de dezembro de 2025, o clube, que não tem equipa de futebol sénior ativa há três meses, tinha chegado a acordo com os credores em tribunal para manter a sua atividade, sob o compromisso de cobrir o défice corrente da sua exploração.

Dois dias depois, o Boavista lançou uma campanha pública de angariação de fundos, com quatro formas de participação, dos 40 aos 40.000 euros, que ajudou a liquidar em tempo útil a tranche de dezembro.

A administradora de insolvência solicitou há dois meses ao tribunal o encerramento da atividade do Boavista - cuja liquidação foi aprovada em setembro -, por estar a gerar prejuízos para a massa insolvente, com o consequente acumular das dívidas.

O clube detém 10% do capital social da SAD, que deveria disputar a 2.ª Liga em 2025/26, mas deixou de ter uma equipa profissional no verão e foi relegada por via administrativa para o principal escalão da Associação de Futebol do Porto, no qual é 18.ª e última colocada, estando a jogar como anfitriã no Parque Desportivo de Ramalde, a 2,5 quilómetros do Estádio do Bessa, inutilizado desde maio.

O clube inscreveu-se na quarta e última divisão distrital, mas, uma vez que está solidário com as dívidas da SAD, que contabiliza sete impedimentos de inscrição de novos futebolistas junto da FIFA, abdicou de competir em outubro, sem ter disputado qualquer partida esta época.

A SAD, liderada pelo senegalês Fary Faye, tem alinhado com antigos e atuais jogadores da respetiva equipa de sub-19, integrada na 2.ª Divisão nacional desse escalão, e ainda não desbloqueou as restrições da FIFA, que vigoraram em anos anteriores e reapareceram em março de 2025, impossibilitando, para já, a utilização dos reforços oficializados no verão.

O clube tinha lançado no verão uma equipa sénior independente da SAD, afetada pela ausência de pressupostos financeiros aquando do licenciamento para as competições nacionais e cujo direito de apresentar um plano de recuperação foi aprovado por maioria pelos credores, que votaram por unanimidade a continuidade da atividade daquela sociedade.

Despromovido à 2.ª Liga em maio, após ter fechado a edição 2024/25 da 1.ª Liga no 18.º e último lugar, o Boavista concluiu um trajeto de 11 épocas seguidas no escalão principal, sendo um dos cinco campeões nacionais da história, face ao título conquistado em 2000/01.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2026

Nile John é reforço do Moreirense

 

Após a saída de Ofori e a lesão de Vasco Sousa, o Moreirense atacou o mercado dos médios e, segundo apurou Record, contratou ao Feirense o internacional jovem inglês Nile John.

Ainda de acordo com as informações recolhidas, o britânico assinou com os minhotos um contrato de longa duração, até 2029, devendo ser oficializado como reforco ainda na manhã desta quinta-feira.

Diogo Spencer vai ser jogador do Alverca

 

Diogo Spencer vai ser jogador do Alverca, sabe Record. Ao que apurámos, o lateral-direito, de 21 anos, chega ao Ribatejo a título definitivo e vai ser apresentado nas próximas horas.

O internacional sub-20 português vai, desta forma, ser o concorrente de Nabil Touaizi, que tem sido o habitual dono da ala direita, ele que pode também atuar no corredor esquerdo.

Spencer começou a carreira no Sacavenense e mudou-se, depois, para o Benfica, quando era ainda sub-13. O lateral chegou mesmo a realizar um jogo pela equipa principal dos encarnados.

No último verão, rumou, por empréstimo, ao AVS SAD, mas vai, agora, dar um novo rumo à carreira, depois de ter somado três golos e duas assistências em 16 jogos pelos avenses.

Entretanto, Vasco Moreira deve assumir o lugar que era de Alex Amorim, que vai ser apresentado no Génova nas próximas horas, no meio-campo do Alverca. Custódio Castro conhece bem as qualidade do ex-médio do Sp. Braga B e Felgueiras, que deve ser aposta na partida com o E. Amadora, marcada para sábado, às 20h30.

Superliga chinesa arranca com clubes penalizados por manipulação de resultados

 

Treze clubes de futebol na China vão iniciar a temporada de 2026 com penalizações na classificação, após terem sido punidos por envolvimento na manipulação de resultados e apostas ilegais, anunciaram esta quinta-feira as autoridades desportivas chinesas.

Nove das equipas sancionadas competem na Superliga (CSL), o principal escalão do futebol na China, e quatro na Liga Um, a segunda divisão.

As sanções foram divulgadas numa conferência de imprensa conjunta da Administração Geral de Desportos, do Ministério da Segurança Pública e da Associação Chinesa de Futebol (CFA), em Pequim, marcando o encerramento da fase disciplinar de uma campanha lançada contra práticas ilícitas no setor.

Na Superliga, o Shanghai Port - atual campeão - começará a época com uma dedução de cinco pontos, tal como o Wuhan Three Towns, o Zhejiang Professional e o Beijing Guoan. Todos foram ainda multados com valores entre 400 mil e um milhão de yuan (entre 58.000 e 120.000 euros), consoante a gravidade das infrações.

O Shandong Taishan e o Henan FC arrancarão com menos seis pontos, enquanto o Qingdao Hainiu começará com sete pontos negativos. O Tianjin Jinmen Tiger e o Shanghai Shenhua receberam a penalização mais severa: uma dedução de dez pontos.

Alguns destes clubes contam com jogadores portugueses nos plantéis, como Guga Rodrigues e Fábio Abreu (com dupla nacionalidade portuguesa e angolana), no Beijing Guoan, e Wilson Manafá, no Shanghai Shenhua. O Henan FC é treinado pelo português Daniel Ramos.

Em contraste, equipas como o Chengdu Rongcheng, Qingdao West Coast, Shenzhen Peng City e o Yunnan Yukun não sofreram qualquer penalização, o que lhes confere uma vantagem competitiva logo desde a primeira jornada.

Na Liga Um, foram sancionados o Meizhou Hakka, Changchun Yatai, Suzhou Dongwu e Ningbo Professional, com deduções entre três e quatro pontos e coimas até 200 mil yuan (cerca de 24.000 euros).

Além das penalizações aos clubes, a federação chinesa anunciou a expulsão vitalícia de 73 pessoas ligadas ao futebol, incluindo o ex-presidente da CFA, Chen Xuyuan, e o antigo selecionador nacional Li Tie, ambos condenados judicialmente.

Outras três pessoas foram suspensas por cinco anos por infrações graves da disciplina desportiva, apesar de não terem sido alvo de processos judiciais.

Segundo a CFA, todas as decisões tiveram por base documentos das autoridades policiais e judiciais e estão em conformidade com o código disciplinar da federação e a legislação desportiva em vigor, com o objetivo de "salvaguardar a integridade da competição".

A conferência de imprensa representou a segunda atualização pública da campanha anticorrupção iniciada em novembro de 2022. A primeira ocorreu em setembro de 2024, quando já tinham sido anunciadas sanções contra 61 pessoas e 41 clubes.

As autoridades consideram agora encerrada a fase sancionatória, num momento em que o futebol na China passa por uma profunda reestruturação institucional, visando recuperar a credibilidade do sistema após vários anos marcados por escândalos.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2026

Ida de Javi García para o Benfica teve a aprovação de... Cristiano Ronaldo: «Disse-me para ir sem pensar»

 

Javi García alinhou três épocas pelo Benfica, entre 2009 e 2012, período durante o qual foi titular indiscutível, um dos favoritos dos adeptos e conquistou uma Liga portuguesa. Em entrevista à 'Marca', o antigo médio contou como foi parar a Lisboa, naquela que considera que como uma das melhores decisões tomadas na sua carreira.

"A opção Benfica surgiu depois de uma época no Real Madrid, para a qual já sabia o que me aguardava: jogar apenas alguns minutos. Precisava de aproveitar ao máximo a sua carreira no futebol; é uma profissão bonita que permite experienciar outros mundos e culturas. Desde o momento em que pisei Lisboa e o estádio, soube que estava num clube histórico. Foi das melhores decisões que tomei e talvez estes tenham sido os três melhores anos da minha carreira como jogador de futebol", afirmou o espanhol de 38 anos.

García, que pendurou as chuteiras em 2022, depois de dois anos no Boavista, revelou ainda que Cristiano Ronaldo teve dedo na sua mudança de Madrid para Lisboa.

"Tudo coincidiu com a pré-temporada em que o Cristiano chegou ao Real Madrid. Estávamos em estágio e, numa manhã ao pequeno-almoço, ele veio falar comigo. Viu o meu nome num jornal português e perguntou-me: "Javi, vais para o Benfica?". Aproveitei para lhe perguntar como era o clube e ele disse-me para ir sem pensar. O que é certo, é que desde o primeiro minuto que pisei Lisboa que soube que estava num clube histórico", confidencia.

Mais tarde, em 2022, Javi García teve a oportunidade de voltar à Luz na faceta de treinador-adjunto, integrando a equipa técnica de Roger Schmidt. O antigo internacional espanhol afirma que foi também uma decisão muito feliz.

"Quando recebi a chamada do clube para integrar a equipa técnica, tomei outra das decisões mais felizes da minha vida. Nunca imaginei que voltasse como adjunto. Aproveitei ao máximo e tivemos a sorte de ser novamente campeões. Para mim, o Benfica é um clube que guardarei sempre com carinho no meu coração", afirma.

Confusão em Itália: dois adeptos do Chelsea esfaqueados em Nápoles

O jogo desta quarta-feira entre Nápoles e Chelsea, a contar para a Liga dos Campeões, está a ser antecedido por contornos de violência. De acordo com o comunicado lançado pelo clube inglês, dois adeptos dos blues foram levados para o hospital, depois de terem sido esfaqueados num bar, em Nápoles.

"O clube tem conhecimento de um incidente ocorrido na noite de terça-feira, em Nápoles. Dois adeptos estão a ser assistidos no hospital, tendo sofrido ferimentos que não representam risco de vida. O clube gostaria de lembrar a todos os adeptos que tenham cuidado extremo enquanto estiverem na cidade e que tenham em conta as recomendações partilhadas antes do jogo", lê-se no comunicado do Chelsea.

Embora os adeptos estejam fora de perigo, os relatos recolhidos pelo 'The Sun' são preocupantes. De acordo com o jornal inglês, uma testemunha dos incidentes afirma que um dos adeptos atacado foi perseguido por um grupo de 25 ultras do Nápoles, quando ia entrar num bar.

A polícia da cidade italiana ainda não prestou qualquer depoimento oficial sobre os incidentes.

Guilherme Romão bem encaminhado para o Santa Clara

 

O negócio não está fechado, mas está... iminente. Guilherme Romão, que renovou recentemente com o Atlético Goianense e, segundo avançou a imprensa brasileira, vai prosseguir a carreira na Europa, mais concretamente em Portugal, na 1.ª Liga, está muito bem encaminhado para assinar pelo Santa Clara, ao que foi possível apurar.

O lateral-esquerdo de 28 anos está muito próximo de chegar a acordo para a cedência por empréstimo até final da época e reforçar o plantel às ordens de Vasco Matos, que ficou privado de MT, lesionado, e conta com Paulo Victor para atuar no corredor esquerdo.

Formado no Corinthians, Guilherme Romão teve ainda passagens por clubes como o Botafogo e o Regatas, antes de chegar ao Atético Goianense, em 2024. Esta época, leva cinco jogos e um golo.

terça-feira, 27 de janeiro de 2026

Oficial: Fabrício emprestado pelo Estoril ao Alverca

 

Agora é oficial: Fabrício Garcia foi emprestado pelo Estoril ao Alverca, tal como Record tinha avançado esta tarde.

O ala, de 24 anos, é internacional cabo verdiano em seis ocasiões e esta temporada somava oito jogos pelos canarinhos.

Natural de Praia, Fabrício começou a carreira no AD Bairro, de Cabo Verde, de onde saiu, depois, para o Fabril do Barreiro.

O futebolista está no Estoril desde o verão de 2023 e tem contrato válido com a equipa da Linha até 2028. Está avaliado em 400 mil euros pelo Transfermarkt.

“Estou muito contente por aqui estar. O Alverca é um clube com muita história e vou dar tudo em campo por este emblema”, afirmou, aos órgãos de comunicação do clube ribatejano.



Arouca empresta Nico Mantl ao Blau-Weiss Linz

 

Nico Mantl está em vias de regressar ao futebol austríaco, sabe Record. O guarda-redes alemão, de 25 anos, perdeu o lugar no onze e espaço no plantel do Arouca e vai por isso rumar por empréstimo ao Blau-Weiss Linz, emblema do principal escalão da Áustria.

Titular indiscutível dos lobos na época transata, a sua primeira no futebol português, o alemão viu Vasco Seabra apostar em João Valido no início desta temporada, mas acabou por recuperar a vaga entre os postes. Ainda assim, as exibições não convenceram e o Arouca optou por avançar para a contratação de Arruabarrena, o guardião uruguaio que Mantl foi contratado para substituir.

Com João Valido e Jakub Vinarcik ainda no plantel, a SDUQ abriu as portas da saída ao germânico, que era o guarda-redes dos lobos com mais interessados nos seus serviços. Recorde-se que Nico Mantl chegou a Arouca após várias épocas de ligação ao Red Bull Salzburg.

Comissão Europeia aprova aquisição do Atlético Madrid pela Apollo

 

A Comissão Europeia aprovou a operação na qual o fundo de investimento norte-americano Apollo se tornará o acionista maioritário do clube de futebol Atlético de Madrid, anunciou hoje o organismo europeu.

"A Comissão Europeia aprovou, ao abrigo dos regulamentos de fusão (Merger Regulation), a aquisição por parte da Apollo Capital Management, dos Estados Unidos, do Club Atlético de Madrid S.A.D.", pode ler-se no comunicado da Comissão Europeia.

O executivo comunitário acrescenta ainda na nota ter aprovado a transação após constatar que a mesma "não coloca problemas de competências, uma vez que as empresas não estão ativas nos mesmos mercados".

O acordo alcançado entre a Apollo e Miguel Ángel Gil, conselheiro delegado, Enrique Cerezo, presidente do clube, e Quantum Pacific Group e Ares Management, principais acionistas, foi anunciado em novembro de 2025.

O mapa de acionistas do Atlético antes deste acordo estava dominado pela sociedade Atlético HoldCo (formada pelas ações de Miguel Ángel Gil Marín e Enrique Cerezo), à qual se juntou o fundo norte-americano Ares (mediante a ampliação de capital em 2021, com cerca de 33,96% dessa sociedade), pelo que era a acionista maioritária, com 70,47% dos títulos, enquanto a Quantum Pacific Group, do milionário israelita Idan Ofer, contava com 27,84% das ações do Atlético.

Além deste investimento no Atlético de Madrid, a Apollo Sports Capital (ASC) investiu também no Open de Madrid e no Open de Miami em ténis, entre outros investimentos.



segunda-feira, 26 de janeiro de 2026

«Mourinho mostra um diamante ao mundo»: Anísio Cabral dá que falar em Espanha

 

Para nunca mais esquecer. Foi assim a estreia de Anísio Cabral com a camisola da equipa principal do Benfica. O jovem, de apenas 17 anos, foi lançado por José Mourinho frente ao E. Amadora (4-0) aos 83 minutos para render Pavlidis e marcou... aos 84', num momento que nem a imprensa espanhola... deixou passar em branco.

Num artigo com o título "Mourinho mostra um diamante ao mundo", o jornal 'AS' recorda que Anísio Cabral foi "a grande sensação do Mundial sub-17", conquistado precisamente por Portugal: "O jovem de 17 anos brilhou durante todo o torneio, onde chegou a levantar a Bota de Prata. Desde então, esperava uma grande oportunidade por parte de Mourinho para mostrar que poderia ser o novo diamante [do Benfica]. Agora, mais de dois meses depois, marcou um minuto depois de entrar", pode ler-se.

"Mourinho, com larga experiência na elite, decidiu dar-lhe os primeiros minutos já com a vitória no bolso, graças ao bis de Pavlidis e ao golo de Lopes Cabral. E [a aposta] não falhou, com Anísio a responder com nota positiva com o seu primeiro golo na Liga portuguesa, com um remate digno de um autêntico 'matador'", termina o mesmo artigo.

Recorde-se que, após a partida, José Mourinho deixou muitos elogios a Anísio Cabral: "Não me surpreendeu, nem a mim nem a nenhum dos jogadores da primeira equipa. Não foi surpresa para ninguém porque não engana".

Italianos voltam a associar Dybala ao Benfica

 

A imprensa italiana avança, nas últimas horas, que José Mourinho está atento à situação de Paulo Dybala na Roma. O Benfica terá sido, a par de Monaco e Como, um dos clubes a demonstrar (novamente) interesse na contratação do experiente criativo argentino, de 32 anos, que, apesar disso, pode acabar por renovar contrato - é que o treinador Gian Piero Gasperini conta com ele e quer que este continue a ser uma das bases do projeto.

Pelo menos 11 mortos em ataque armado num campo de futebol no México

 

Um ataque armado causou pelo menos 11 mortos e 12 feridos num campo de futebol no estado de Guanajuato (centro), um dos mais violentos do México, onde atuam grupos criminosos organizados, informaram as autoridades locais.

O ataque ocorreu no domingo, na cidade de Salamanca, e as autoridades disseram estar à procura dos responsáveis.

"Foi confirmada a morte de 11 pessoas, das quais dez perderam a vida no local e outra enquanto recebia cuidados médicos num centro hospitalar", precisaram as autoridades, acrescentando que "12 pessoas ficaram feridas por tiros de armas de fogo e estão atualmente a receber cuidados".

Na noite de sábado, quatro sacos com restos mortais foram abandonados na mesma cidade.

O estado de Guanajuato é um centro industrial que abriga fábricas de montagem de automóveis e muitas atrações turísticas, onde vários grupos criminosos organizados disputam o tráfico de drogas e o roubo de combustível, de acordo com analistas.

No início do ano, o Governo da Presidente Claudia Sheinbaum afirmou que a taxa de homicídios no país atingiu em 2025 o nível mais baixo numa década.

domingo, 25 de janeiro de 2026

Al Hilal estará interessado em Pavlidis e terá contactado representantes do avançado do Benfica

 

O jornalista belga Sacha Tavolieri avança este domingo que o Al Hilal está interessado em Pavlidis e que o clube saudita já entrou em contacto com os representantes do avançado do Benfica.

De acordo com a mesma fonte, o Al Hilal ainda não entrou em contacto com o Benfica, mas quis perceber junto dos representantes se o internacional grego tem interesse em rumar à Arábia Saudita.

Sacha Tavalieri escreve que Pavlidis "não se opõe à ideia" de se mudar para o Médio Oriente, mas "ainda há uma distância entre a oferta e as exigências".

Esta temporada, Pavlidis soma 24 golos e 3 assistências em 35 encontros. O grego foi contratado pelo Benfica ao AZ Alkmaar, em 2023/24, por 17 milhões de euros. Tem contrato com os encarnados até 2029.

Nani "muito entusiasmado" na chegada ao Aktobe: «Receberam-me muito bem»

 

Nani mostrou-se muito entusiasmado por assinar um contrato de um ano com o Aktobe, do Cazaquistão. Em declarações reproduzidas pela sua assessoria, o internacional português assumiu o desejo de "trabalhar para elevar o clube".

"Estou muito entusiasmado com este novo projeto e com a possibilidade de ajudar a desenvolver o futebol no clube e no Cazaquistão. O FC Aktobe tem excelentes condições e receberam-me muito bem, sinto que juntos podemos trabalhar para elevar o clube não só no seu país mas também internacionalmente", referiu.

O acordo, segundo o comunicado, contempla ainda "um papel alargado" para Nani "no projeto de desenvolvimento do Aktobe".



Treinador que foi despedido por causa da IA chegou a sugerir viagem que deixaria jogadores sem dormir... 28 horas

 

O treinador espanhol Robert Moreno, de 48 anos, deixou o comando técnico dos russos do FC Sochi em agosto do ano passado, numa decisão que, à data, foi justificada com os maus resultados. Ora, a 'beIN Sports' revela agora que, na verdade, tudo - ou, pelo menos, a maior parte - se deveu à utilização da... Inteligência Artificial (IA).

Citando declarações de Andrei Orlov, antigo diretor-geral do FC Sochi, aquela fonte explica que o ChatGPT era usado para tudo o que Moreno fazia - desde organizar viagens da equipa, dar os treinos ou até para... preparar jogos.

O uso da ferramenta era tão frequente que Orlov admitiu mesmo que, a certa altura, Robert Moreno 'desenhava' todo o dia da equipa através da mesma, além de pedir conselhos para o mercado de transferências. A contratação do ponta-de-lança cazaque Artur Shushenachaev, em setembro de 2024, foi um desses exemplos, e até acabou por ser aceite pela direção. O desempenho do jogador, contudo, deixou a desejar, com apenas dois golos marcados em 13 jogos.

Mas a gota de água terá sido quando Moreno decidiu pedir à IA para definir a melhor maneira da equipa viajar até Khabarovsk, para um jogo fora de casa. Ora, a ferramenta fez-lhe a vontade... mas com um problema: é que a rota sugerida deixaria os jogadores sem dormir durante 28 horas consecutivas, algo que os responsáveis do clube, naturalmente, consideraram inaceitável.

Atualmente, Robert Moreno está sem clube. Ao longo da carreira como treinador, desempenhou ainda funções no Granada, no Monaco e até... na seleção espanhola, bem como no Barcelona.

sábado, 24 de janeiro de 2026

Ingleses 'pedem a cabeça' de Guardiola e apontam 5 motivos pelos quais este devia demitir-se do Man. City

 

O Manchester City de Pep Guardiola vive um autêntico pesadelo. Apesar de ocuparem o 2.º lugar - ainda que já a 7 pontos do líder Arsenal - da Premier League, os citizens não vencem há quatro jogos - excluindo Taças - e começam a ser alvo de muitas críticas, tanto dos adeptos como da comunicação social. E é precisamente num artigo escrito pelo jornalista Adrian Durham, do 'talkSPORT', que este aponta cinco razões pelas quais Pep Guardiola deveria pedir para deixar o cargo de treinador do Man. City, posto que já ocupa há 10 anos.

Desde a má forma de Erling Halaand, que não marca um golo num lance de bola corrida desde o final de dezembro, ao "mau futebol e à má gestão", não faltam motivos a Adrian Durham, que não tem dúvidas em considerar, por exemplo, que os últimos encontros do Manchester City poderiam ter terminado "5-0 ou 6-0" a favor... dos adversários.

Mau futebol e má gestão: "Ter um mau jogo é normal, não há problema nisso. Há jogos em que se tem azar. Mas estas duas últimas exibições, frente a Manchester United e Bodo/Glimt... Foram jogos que poderiam ter acabado 5-0 ou 6-0. E isso não é azar, é mau futebol e má gestão. É preciso falar-se sobre isto. O Bodo/Glimt parecia, ironicamente, o Barcelona treinador... por Pep Guardiola".

O homem que falta: "O argumento de que o Man. City tem tido azar com lesões é válido, mas vamos analisar o papel do médio defensivo. O Nico González chegou há um ano para substituir o Rodri, que nos últimos 18 meses mal jogou por conta das lesões. Agora o Nico está lesionado e o Rodri regressou, mas parece a sombra do jogador que já foi. Será que foi lançado demasiado cedo? E no meio disto tudo, por que razão ninguém se pergunta onde anda o Kalvin Phillips? Se eu fosse o dono do Man. City, questionava-me 'como é que estamos a pagar 170 mil euros por semana a um jogador que precisamos e que não está a jogar?'".

Phil Foden: "O Manchester City está a perder frente ao Bodo/Glimt e a sua estrela não consegue entrar no jogo, de todo. Não consegue ter impacto e acaba substituído. Parece totalmente perdido. Inglaterra precisa dele no seu melhor [para o Mundial]. Pep, o que vais fazer em relação a isto? Há algo que possas fazer?".

Obsessão com laterais: "A obsessão de Guardiola em usar laterais não ortodoxos voltou para o atormentar. O Ait-Nouri deve estar a questionar-se o que aconteceu no seu mundo do futebol".

Erling Haaland: "A maior máquina de fazer golos do mundo entrou em mau funcionamento com este treinador. Tu, eu e o meu cão conseguiam fazer com que Halaand marcasse golos. Guardiola... não consegue".

Francisco Conceição admite regressar ao FC Porto: «Não vou dizer que não...»

 

Francisco Conceição concedeu uma entrevista à Sport TV onde, entre os mais variados temas, garantiu que está nos seus planos, um dia no futuro, regressar ao FC Porto.

"Não vou dizer que não. O FC Porto é o clube do meu coração. É um clube que me diz muito e quero muito regressar. Quando? Não sei. Mas acho que num futuro próximo não será. Mas sim, teria todo o gosto em poder regressar para continuar a mostrar o meu valor e não para acabar a carreira", admitiu.

Conceição, de 23 anos, trocou o FC Porto pela Juventus no verão de 2024, mas assume que continua a sofrer pelos dragões: "Sei o que aquelas pessoas sofrem. Quero que o FC Porto vença e este ano estou mais feliz por aquilo que estão a conseguir fazer. O último ano foi de sofrimento, muito difícil para nós. Este ano estamos a dar uma resposta bem diferente. Principal candidato ao título? Sem dúvida nenhuma. Está a demonstrar que é melhor do que os adversários e tem de continuar assim, porque o campeonato é longo".

Emocionado ao ver o primeiro golo que marcou com a camisola do FC Porto e o abraço que se seguiu ao pai, Sérgio Conceição, Francisco admitiu que a família é a base de tudo: "É o que faz com que, todos os dias, tenha essa tal fome de vencer na vida, de provar que tenho capacidade, que consigo. O meu objetivo é deixar a minha família orgulhosa, é o que mais quero. E esse foi um momento muito bonito, não há nada melhor do que isso".

Já no tema Seleção Nacional, o extremo confessou que tem o sonho de estar no Mundial: "É uma competição que todos querem jogar. Digo sempre que a Seleção é o expoente máximo de um jogador de futebol. Quero muito estar no Mundial e quero muito ser importante na Seleção, mas para isso há este trabalho todo até lá que tem de ser bem feito".

A tragédia que culminou na morte de Diogo Jota e do irmão André Silva, em julho do ano passado, ainda passa pela cabeça dos jogadores, mas Francisco Conceição refere que a equipa das quinas tem de transformar esse momento em força dentro de campo: "Foi um dos momentos mais difíceis para nós. Além de um grande jogador, era um colega com que toda a gente se dava bem. Não havia ninguém que pudesse dizer alguma coisa [má] do Diogo. E sem dúvida que agora, quando entramos em campo pela Seleção, será por ele também. Tinha o sonho de ganhar o Mundial e nós queremos levá-lo connosco em todos os jogos. Estará sempre presente pela importância que tinha e pela pessoa que era. Teremos de o representar da melhor forma possível para que se sinta orgulhoso da nossa Seleção", rematou.

Vitor Carvalho não sai por menos de 5 milhões de euros

 

Vitor Carvalho tem contrato até 2028 com o Sp. Braga, mas poderá não cumprir o vínculo até ao fim, atendendo ao interesse que vai despertando em clubes do futebol brasileiro, havendo já algumas sondagens. Ainda assim, a SAD arsenalista não vai facilitar e, ao que apurámos, apontará à fasquia mínima dos 5 milhões de euros para um eventual negócio.

Aliás, foi já com esse valor em mente que, no passado verão, o Sp. Braga torceu o nariz tanto à proposta de 3 milhões de euros dos gregos do Aris como à dos sauditas do Al Shabab, que propuseram empréstimo com taxa de 1 M€ e opção de compra de 3 M€.

O jogador brasileiro, de 28 anos, cumpre a terceira temporada na Pedreira e é, por esta altura, o 14.º jogador com mais minutos de competição na equipa de Carlos Vicens, com 1.363 minutos em 21 jogos. É médio de origem, mas tem sido mais utilizado como defesa-central. Os únicos golos que marcou na época foram em agosto, um ao Tondela e outro ao Lincoln Red Imps.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Oficial: Leandro Santos deixa Benfica e assina pelo Moreirense

 

O Moreirense oficializou, esta tarde, o acordo com o Benfica para a contratação de Leandro Santos.

O clube de Moreira de Cónegos não adianta pormenores sobre as negociações, mas Record sabe que o Benfica, além de ficar com metade do passe, tem a possibilidade de recomprar o jogador. O lateral assinou um contrato válido por quatro anos e meio, até junho de 2030.

“O clube dá as boas-vindas ao atleta e deseja-lhe os maiores sucessos com a camisola do Moreirense”, escrevem os vimaranenses, em comunicado.

Filha de Dennis Rodman renova contrato e torna-se na futebolista mais bem paga do Mundo

 

Trinity Rodman, filha de Dennis Rodman, lenda da NBA, renovou o contrato com os Washington Spirit por mais dois anos, da Liga norte-americana de futebol feminino, e tornou-se na futebolista mais bem paga do Mundo. De acordo com a ESPN, avançada, de 23 anos, vai passar a auferir 2 milhões de dólares por ano, com bónus, cerca de 1,7 milhões de euros. Aitana Bonmatí, vencedora da Bola de Ouro, era a jogadora mais bem paga.

O futuro de Trinity Rodman foi alvo de muita especulação nos últimos meses, já que o seu contrato com os Washington Spirit terminou a 31 de dezembro de 2025. A filha de Dennis Rodman chegou a receber propostas do estrangeiro, nomeadamente de Inglaterra.

Em 2025, Trinity Rodman, internacional pelos EUA em 44 ocasiões, marcou 7 golos e fez 2 assistências em 20 jogos. A nova temporada da NWSL arranca em março.

Adeptos do Aston Villa com deficiência queixam-se de terem sido "enjaulados como animais" em Istambul

 

A conta oficial dos adeptos do Aston Villa nas redes sociais deixou esta quinta-feira, antes e depois do jogo frente ao Fenerbahçe, em Istambul, muitas críticas à maneira como os adeptos - principalmente aqueles com deficiência - foram tratados pelo emblema turco. Através das imagens partilhadas, o clube inglês mostra como alguns dos seus apoiantes foram forçados a ver o jogo de dentro de uma jaula e numa zona sem qualquer mecanismo para, em caso de necessidade, se deslocarem, por exemplo, até às casas de banho.

"Toda a zona destinada aos adeptos visitantes está coberta com uma rede protetora, que até pode limitar a visibilidade. À frente de cada fila há uma cerca de metal. A secção destinada aos adeptos com cadeiras de rodas é uma jaula. Não há elevadores para os adeptos com mobilidade reduzida que escolham sentar-se noutra área", deu conta a conta em questão, denominada 'AVFC Support'.

Os adeptos, claro está, não deixaram passar impune a falta de condições e 'atacaram' de imediato o Fenerbahçe: "É literalmente uma jaula para animais...", "ver um jogo de futebol não é assim tão importante. Estar sentado dentro uma jaula não, obrigado" ou "deve ser miserável ver um jogo assim", são alguns dos comentários negativos que se podem ler na publicação. E nem a UEFA... escapou: "É preciso isto?", questionou um utilizador, identificando a conta oficial daquele organismo.

Refira-se que, apesar de tudo, o Aston Villa acabou por levar a melhor sobre o Fenerbahçe em Istambul, graças ao golo solitário de Jadon Sancho, aos 25 minutos. O emblema inglês chegou aos 18 pontos e garantiu, assim, a qualificação direta para os oitavos-de-final da Liga Europa.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2026

Sporting não pode vender entradas para Bilbau mas os sportinguistas vão apoiar... de outra forma

 

O Sporting informou, através de comunicado, que não poderá vender bilhetes para a deslocação ao terreno do Ath. Bilbao, na próxima quarta-feira, devido a punição do Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA, e alertou aqueles que possam tentar 'furar' a entrada no Estádio San Mamés. Só que, mesmo assim, os sportinguistas já se vão mobilizando para dar uma força à equipa de Rui Borges... da forma como podem.

Com efeito, através das redes sociais, já se vão combinando as (possíveis) manifestações de apoio aos leões nas horas que antecedem a partida da última jornada da fase de liga da Champions. "Podemos não ter camisolas/cachecóis visíveis do Grande Sporting, mas não faltará apoio em Bilbau", lê-se na conta @GeracoesSusp, na qual é indicada a zona circundante do Museu Guggenheim como o 'meeting point' dos sportinguistas.

Já que não é permitida a entrada a adeptos do Sporting no estádio, nem mesmo no perímetro de segurança, o Athletic aproveitou para colocar mais bilhetes à venda para a sua massa associativa, pelo que os leões podem encontrar um ambiente adverso com mais de 50 mil espectadores a puxar pelos da casa.

Apesar de a possibilidade de casa cheia ser, para já, uma incógnita, há uma certeza: quem quiser comparecer terá... de abrir os cordões à bolsa. Entre os bilhetes que o Athletic tem para já à venda, os mais baratos tocam os 120 euros (bancadas norte e sul), enquanto para a bancada central podem ir até aos 385€. Existe, ainda, outra opção bem mais onerosa, no caso para um sector próximo da tribuna presidencial com serviço exclusivo. Tudo por... 605 euros.

André Silva tem cláusula especial no Elche que permite ao FC Porto contratá-lo... por metade do valor

 

O 'AS' dá conta, em Espanha, de uma cláusula especial no contrato de André Silva com o Elche que permite ao FC Porto contratar o avançado, que representou o clube na formação e até na equipa principal, por um preço... mais em conta, quando comparado com outros clubes.

De acordo com a mesma fonte, André Silva tem uma cláusula de rescisão de 8 milhões de euros, valor que outros emblemas terão de pagar caso queiram garantir os seus serviços. Ora, no caso do FC Porto esse valor desce para metade, até aos 4 M€.

André Silva, de resto, está prestes a regressar à ação pelo Elche depois de recuperar de uma lesão que sofreu no final do ano passado. Na presente temporada, o avançado português, de 30 anos, leva quatro golos em 15 jogos.

«Cole Palmer vai pedir para sair caso sinta que o Chelsea não vai ganhar a Premier nas próximas duas épocas»

 

Marcel Desailly, jogador do Chelsea entre 1998/99 e 2003/04, continua bem atento ao que se passa no clube que ocupa neste momento o 6.º lugar da Premir League. Em entrevista ao 'Card Player', citadas pelo 'Daily Mail', o antigo internacional francês deixou uma frase sobre Cole Palmer, uma das estrelas da equipa, que está a deixar os adeptos dos blues preocupados. É que, na sua opinião, o avançado inglês vai pedir para sair caso sinta que o Chelsea não vai conseguir ganhar a Premier League nas próximas duas temporadas.

“Acredito que o [Cole] Palmer quer mais estabilidade e um sistema construído à sua medida, mas ainda precisa de recuperar totalmente da lesão na virilha e voltar à plena forma física. As suas exibições recentes falam por si, por isso precisa de manter a humildade e regressar à equipa para ajudar o clube, independentemente de ficar ou sair", começou por referir, acrescentando: "A questão é saber se sente que o Chelsea vai ganhar a Premier League nas próximas duas épocas. Se não sentir isso, tenho a certeza de que irá pedir a transferência para um clube que construa um sistema à sua volta. Por agora, no entanto, precisa de voltar aos níveis que já apresentou anteriormente no Chelsea para ajudar o clube e o seu novo treinador a ultrapassar este período".

Esta temporada, Cole Palmer, que tem contrato com o Chelsea até 2033, soma 5 golos.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

«O futebol é uma m... para mim»: Luis Enrique não escondeu desilusão após derrota com o Sporting

 

Luis Enrique reforçou, logo após o apito final do Sporting-PSG (2-1), que a sua equipa foi superior aos leões e lamentou que, por vezes, o futebol seja "uma m...". Em declarações ao 'Canal+', de França, o treinador dos parisienses deixou, ainda assim, elogios ao adversário.

"É um resultado dececionante, injusto, e é uma pena porque só vi uma equipa durante toda a partida. Fomos superiores ao adversário, que é uma bela equipa que sabe defender, mas fomos muito superiores. É uma deceção. É tão injusto falar de futebol neste momento. O futebol é uma m... para mim", lamentou.

Pouco depois, em conferência de imprensa, Luis Enrique disse mesmo que este foi o "melhor jogo" que a sua equipa já realizou fora de casa esta temporada: "Já sabíamos da qualidade ofensiva e defensiva do Sporting, mas repito, só houve uma equipa em jogo. Não os deixámos atacar ou criar perigo, dominámos e merecíamos ganhar. O futebol é injusto e premeia quem marca mais golos", destacou.

Recorde-se que, com esta vitória, o Sporting subiu provisoriamente ao top'8 (6.º) da fase regular da Liga dos Campeões, com 13 pontos, e está 'colado' ao PSG, que ocupa o lugar logo acima (5.º/13).

Barcelona proibido de falhar

 

O Barcelona joga hoje em Praga, diante do Slavia, o jogo da jornada 7 da fase de Liga da Champions. A equipa de de Hansi Flick está proibida de escorregar no gelo da capital da República Checa, que à hora do jogo deve ser atingida por temperaturas bem abaixo de zero.

Neste momento, os catalães somam 10 pontos em seis encontros na Liga dos Campeões e estão numa zona perigosa. É certo que estão a apenas 3 pontos da zona de apuramento direto para os oitavos de final, mas têm também somente três pontos de vantagem sobre a primeira equipa fora da zona de playoff e na última ronda recebem o Copenhaga.

João Cancelo está fora do jogo, uma vez que não está inscrito na Liga dos Campeões, ele que se reestreou pelo Barcelona na derrota (1-2) com a Real Sociedad, no último domingo. Ainda assim, Hansi Flick já pode contar com Raphinha, que falhou a partida com o emblema basco devido a problemas físicos. Yamal é ausência devido a castigo e Ter Stegen está de saída para o Girona. “O positivo é que vamos ter de correr para aquecer [devido ao frio]. Antes do jogo com o Chelsea, treinámos em casa, mas decidimos viajar um pouco mais cedo para tentar adaptar-nos ao frio e treinar aqui”, referiu o técnico.

Do outro lado está o Slavia Praga, que soma apenas três pontos em seis jornadas e ocupa um dos últimos lugares da primeira fase da Champions. Jurasek, ex-jogador do Benfica, também não está inscrito e não entra nas opções de Jindrich Trpisovsky. “Se alguém me dissesse aos 20 anos que eu jogaria um dia contra o Barça, pareceria inatingível. É uma festa do futebol. Quando se joga bem, dizem que se joga como o Barça”, frisou o treinador checo.

Ter Stegen emprestado pelo Barcelona ao Girona

 

O guarda-redes Marc-André ter Stegen vai jogar até ao final da presente temporada no Girona, por empréstimo do Barcelona, anunciou o clube campeão espanhol.

"O Barcelona chegou a um acordo com o Girona para a cedência de Marc-André ter Stegen até 30 de junho de 2026", anunciou nas suas redes sociais o clube catalão.

Ter Stegen, que atua no Barcelona desde a temporada 2015/16, apenas tinha cumprido um encontro em 2025/26, na Taça do Rei, numa época em que o treinador alemão Hans-Dieter Flick deu a titularidade a Joan García (ex-Espanyol).

"Hoje é o meu último dia desta temporada com os meus colegas e a equipa técnica do FC Barcelona e, sinceramente, tenho sentimentos contraditórios. Neste momento, vêm-me à cabeça muitas memórias e emoções", escreveu o alemão no Instagram.

Ter Stegen acrescentou sentir-se "profundamente grato e orgulhoso" pelo percurso no FC Barcelona e foi claro: "Amo este clube, esta cidade e este país. Carrego em mim um sentimento que nunca vai desaparecer".

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Eriksen e a convivência com Ruben Amorim: «Nunca senti que ele iria olhar para mim...»

 

Dispensado do Manchester United por Ruben Amorim, no verão passado, Christian Eriksen falou da relação que manteve com o treinador português enquanto esteve em Old Trafford. Em entrevista à Sky Sports, o internacional dinamarquês de 33 anos diz que não houve nenhum problema entre os dois e que a separação foi apenas por questões futebolísticas.

"Enquanto jogador, eu não senti que ele iria olhar para mim, em todos os sentidos. É claro que, depois, sentes algumas dificuldades, ao nível futebolístico. No entanto, no nível pessoal, mantivemos uma relação decente, não houve nada de errado por aí. Ele tem uma ideia. Talvez eu fosse um estilo de jogador que não se adequasse verdadeiramente a ele", afirmou o médio nórdico.

Eriksen, que representa atualmente o Wolfsburgo, chegou ao Manchester United em 2022, depois de ter terminado contrato com o Brentford, mas nunca se conseguiu assumir como uma peça-chave, tendo perdido espaço com a chegada de Ruben Amorim. Na última temporada marcou 5 golos e fez 4 assistências em 34 jogos.

Oficial: Barisic é reforço do Sp. Braga

 

O Sp. Braga oficializou a chegada de Adrian Barisic por empréstimo, num negócio que contempla uma cláusula de compra obrigatória. Em comunicado, o emblema minhoto deu conta dos pormenores da operação.

"O Sp. Braga informa ter chegado a acordo com o Basileia (Suíça) para o empréstimo até final da corrente temporada do jogador Adrian Barišic, estando contemplada uma cláusula de compra obrigatória de 3,5 milhões de euros. Após o período de empréstimo, o jogador assinará um contrato com o SC Braga válido para as próximas quatro temporadas (até 2030). Refira-se, ainda, que o Basileia fica com 10 por cento de uma mais-valia sobre uma futura transferência", pode ler-se.

O defesa-central de 24 anos, internacional pela Bósnia-Herzegovina em 15 ocasiões, totaliza 19 jogos esta temporada e ficará blindado com uma cláusula de rescisão de 40 milhões de euros. Dono de uma estampa física assinalável (mede 192 cm e pesa 86kg), Barisic começou a carreira nos croatas do Osijek e em 2023 assinou assinou pelos suíços do Basileia, tendo pelo meio representado os italianos do Frosinone por empréstimo.



Hélder Sá rescinde com o Rio Ave e muda-se para o Brasil

 

O Rio Ave oficializou a saída em definitivo do defesa Helder Sá, que seguirá a sua carreira no futebol brasileiro ao serviço do Sertãozinho. O jogador, de 23 anos, não encontrou espaço no plantel principal e a solução passou pela rescisão do contrato.

Em comunicado, o Rio Ave agradece a Helder Sá pelo "profissionalismo, dedicação e empenho demonstrados e deseja-lhe os maiores sucessos pessoais e profissionais nesta nova etapa da sua carreira".

segunda-feira, 19 de janeiro de 2026

João Neves fora da convocatória do PSG para jogo com o Sporting

 

O PSG revelou esta segunda-feira a convocatória para o embate com o Sporting na 7.ª jornada da Liga dos Campeões e o grande destaque vai para a ausência de João Neves.

Já era conhecido que o médio português estava em dúvida, depois de ter falhado a receção ao Lille na passada sexta-feira, devido a um desconforto muscular. Assim, o jogador acaba mesmo por falhar o jogo diante do seu antigo rival, dos tempos em alinhava do outro lado da Segunda Circular.

Quanto aos restantes portugueses, Nuno Mendes, Vitinha e Gonçalo Ramos figuram nas opções do campeão europeu em título. O jogo está marcado para esta terça-feira, às 20 horas, no Estádio José Alvalade.

Rúben Neves não sai da mira do Man. United

 

Mudam-se os treinadores, mas não as vontades: o Manchester United segue com Rúben Neves na mira, mas o Al-Hilal exige 20 milhões para que a transferência chegue a bom porto. Recorde-se que o internacional português termina o contrato com o clube saudita em junho.

Schjelderup mais longe do Parma

 

O nome de Schjelderup esteve a ser associado ao Parma na última semana, mas as partes parecem ter-se afastado. O emblema italiano pretendia contar com o norueguês, mas , de acordo com o que foi possível apurar, parece difícil chegar a um entendimento. No entanto, a saída do jogador continua a estar em cima da mesa dependendo do mercado de transferências dos encarnados. A direção benfiquista está na luta para garantir Rafa e também fez uma proposta por André Luiz.

Depois de não ter sido utilizado por José Mourinho em quatro jogos consecutivos – diante do Famalicão, Estoril e no duplo embate com o Sp. Braga –, Schjelderup voltou a ser titular em Vila do Conde, assinou uma exibição positiva e mostrou-se frustrado ao ser substituído aos 62 minutos.

Em ano de Mundial, o jovem norueguês, de 21 anos, sabe que precisa de jogar mais para poder integrar as escolhas de Stale Solbakken para a competição.

domingo, 18 de janeiro de 2026

Irmã de Marcos Acuña dada como desaparecida na Argentina

 

A família de Marcos Acuña vive um momento difícil e dramático, com o desaparecimento da irmã mais velha do jogador do River Plate. Recorde-se que o internacional argentino de 34 anos passou pelo Sporting entre 2017 e 2020.

Fabiana Edith Muñoz, de 42 anos, foi vista pela última vez na cidade de Zapala, na província argentina de Neuquén, na sexta-feira. As autoridades do país já estão à procura da mulher, que sofre de problemas mentais, depois da família ter dado o alerta.

"Ela sofre de esquizofrenia. Perdeu-se ontem e não a encontramos em lado nenhum", revelou Sara, mãe de Fabiana e Marcos, ao jornal argentino 'LM Cipolletti'.

De acordo com a polícia, Fabiana usava um gorro preto, um casaco corta-vento verde, calças de ganga de cor azul e ténis rosa.

José Vala deixa o comando técnico do Caldas 10 anos depois

 

José Vala e o Caldas acordaram a rescisão de contrato, com o treinador a deixar o seu clube de sempre ao fim de praticamente 10 anos. O caldense, de 53 anos, não resistiu à senda de maus resultados - a equipa leva 8 derrotas consecutivas na Liga 3.

"Não é o fim desejado, mas resulta de uma avaliação e a análise completamente consciente e pensada em prol do melhor para todos", escreveu Vala nas redes sociais.

No total, foram 305 jogos pelo Caldas, com destaque para a histórica ida às meias-finais da Taça de Portugal em 2018.

Estoril garante ter votado a favor da proposta de distribuição do mecanismo de solidariedade da UEFA

 

O Estoril rejeitou as acusações de que não teria votado a favor da proposta de distribuição do mecanismo de solidariedade da UEFA, que foi discutida na Assembleia-Geral Extraordinária da Liga, garantindo que votou favoravelmente. A revelação foi feita pelos canarinhos em comunicado.

Na mesma nota, o clube defende que apoia "de forma consistente e inequívoca iniciativas de solidariedade no futebol português, entendendo-as como fundamentais para a sustentabilidade do setor, para a coesão entre clubes e para o desenvolvimento equilibrado das competições nacionais."

De recordar que, na sexta-feira, a proposta de distribuição do mecanismo de solidariedade da UEFA foi chumbada em Assembleia-Geral Extraordinária da Liga, devido ao voto contra de quatro clubes. Uma equipa absteve-se e 12 votaram a favor. O Nacional não marcou presença.

sábado, 17 de janeiro de 2026

Presidente da Fiorentina morre aos 76 anos

 

Rocco Commisso, presidente da Fiorentina, morreu esta madrugada aos 76 anos vítima de doença prolongada. O anúncio foi feito pela família, através de um comunicado publicado nas redes sociais do clube.

"Com grande dor e tristeza, a família Commisso, com a esposa Catherine, os filhos Giuseppe e Marisa e as irmãs Italia e Raffaelina, comunica o falecimento do presidente Rocco B. Commisso. Após um longo período de tratamentos, o nosso amado presidente deixou-nos e hoje todos choramos a sua perda", pode ler-se.

De acordo com a imprensa italiana, Rocco Commisso estava internado nos EUA há algum tempo, mas em Florença havia a esperança de que voltaria. Era presidente da Fiorentina desde 2019.



Buba motiva cobiça

 

De acordo com o especialista em transferências Rudy Galetti, o Tondela perguntou as condições ao Portimonense para obter Buba, defesa-central de 19 anos que também conta com o interesse de clubes como o Lecce e o Ausburgo.

Faye aguarda para viajar

 

Apesar de já existir acordo entre Sporting e Granada para a contratação de Faye, o extremo de 22 anos aguarda ainda autorização para rumar a Portugal. A estrutura leonina esperava contar já ontem com a cara nova em Alvalade, todavia Faye não recebeu luz verde para seguir viagem, pois faltam ultimar pormenores entre as partes. Porém, o senegalês está fechado no Sporting por 6,5 M€ (com o Granada a salvaguardar 10% de futura venda).

Tendo isso em conta, Rui Borges comentou o caso. “Não vou falar porque não é jogador do Sporting apesar do Bernardo [Palmeiro] ter falado. Só acredito quando estiver assinado e apresentado. Só aí falarei”, frisou.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

Paulo Fonseca impressionado com Afonso Moreira: «Tem sido talvez o jogador mais influente da equipa»

 

O extremo Afonso Moreira tem superado as expectativas na época de estreia pelo Lyon e pode almejar a seleção portuguesa se mantiver o nível, avaliou esta sexta-feira o treinador Paulo Fonseca, do 5.º classificado da Liga francesa.

"Tem sido talvez o jogador mais influente na nossa equipa, com assistências e golos, mas não só. É um miúdo com uma energia incrível, que trabalha defensivamente como poucos. Tem sido uma agradável surpresa a performance dele, mas há que lhe dar mérito", reconheceu o técnico, em entrevista à agência Lusa.

Afonso Moreira, de 20 anos, soma cinco golos e cinco assistências em 25 jogos pelo Lyon, tendo sido contratado no verão ao bicampeão português Sporting, cuja equipa principal representou por seis vezes, de 2023 a 2025, por entre um empréstimo ao Gil Vicente na segunda metade de 2023/24.

O extremo assinou por quatro épocas, até 2029, num negócio concretizado por dois milhões de euros (ME), com o Sporting a reservar uma opção de 20% sobre mais-valias numa futura transferência, conforme anunciou cada clube.

"O Afonso Moreira tem trabalhado muito, ouvido, aprendido e arriscado. É um miúdo de coragem e muito importante na nossa equipa. Ainda é jovem e tenho a certeza de que se continuar desta forma vai ser um jogador a ter em conta na seleção nacional", afiançou Paulo Fonseca, prestes a completar o primeiro ano no comando do clube.

Vencedor de dois campeonatos e uma Taça de Portugal, o internacional sub-21 português contribuiu na época passada para a subida à II Liga da equipa B do Sporting, na qual fez 12 golos em 57 partidas desde 2022/23.

"Há que dar mérito ao nosso departamento de prospeção, que conhecia bem o jogador e que o aconselhou. O Afonso Moreira chegou aqui sem qualquer experiência a este nível. O campeonato francês é diferente do português, mas ele adaptou-se muito bem, soube esperar pelas suas oportunidades e melhorou muito o seu jogo e capacidade de decisão", avaliou.

Paulo Fonseca, de 52 anos, assumiu "gostar de trabalhar com jovens e desenvolver talentos", num plantel cuja média etária ronda os 24 anos e integra mais três portugueses, casos do guarda-redes Matthias Silva, de 18, e dos médios Mathys de Carvalho, de 20, e Tiago Gonçalves, de 18.

Esse trio já representou as seleções jovens nacionais e tenta afirmar-se nas opções do antigo treinador de FC Porto, Sporting de Braga ou Paços de Ferreira, entre outros emblemas portugueses e estrangeiros, que viu Mathys de Carvalho acumular 16 jogos na primeira metade da temporada.

"Teve uma evolução incrível, é um miúdo muito disciplinado e concentrado e tem feito bons jogos, alguns dos quais contra adversários difíceis na Liga Europa. Ainda precisa de evoluir em algumas coisas, mas, quando ninguém esperava, fez jogos muito interessantes e é um miúdo altamente competitivo e humilde. Estamos muito satisfeitos com a sua progressão", notou.

Mathys de Carvalho e Afonso Moreira exemplificam a projeção de talento jovem preconizada pelo Lyon, que está em todas as frentes è entrada para a segunda metade de 2025/26, apesar de ter apresentado perdas de mais de 200 M€ no exercício financeiro da época passada.

Os 'gones', que ocupam o primeiro lugar da fase de liga da Liga Europa, tiveram um encaixe superior a 110 M€ em transações com passes de jogadores no verão, vendo sair referências como Alexandre Lacazette (Neom), Rayan Cherki (Manchester City), Lucas Perri (Leeds), Georges Mikautadze (Villarreal) ou Nemanja Matic (Sassuolo), ex-médio do Benfica.

O investimento não passou dos 40 M€ até à janela de transferências de inverno, na qual Endrick chegou por empréstimo do Real Madrid, volvidas as aquisições definitivas de Tyler Morton (ex-Liverpool), Dominik Greif (ex-Maiorca) e Pavel Sulc (ex-Viktoria Plzen) e as cedências de Martín Satriano (ex-Lens) e Adam Karabec (ex-Sparta Praga).

Sem espaço no clube espanhol, o avançado brasileiro Endrick estreou-se no domingo pelo Lyon e fez o golo da vitória em Lille (2-1), nos 16 avos de final da Taça de França, já depois de Afonso Moreira ter inaugurado o marcador e rubricado a 10.ª contribuição para golo em 2025/26, estatística nunca vista na sua carreira sénior.

Bruno Fernandes vai avaliar a sua continuidade no Man. United no final da época, avançam ingleses

 

Bruno Fernandes, capitão e um dos jogadores mais influentes do Manchester United, poderá não estar presente no plantel principal já a partir da próxima época.

De acordo com a informação avançada esta sexta-feira na edição online do 'The Sun', o médio internacional português de 31 anos vai avaliar a sua continuidade no clube no final da temporada.

Segundo esta fonte, o despedimento de Ruben Amorim levou o capitão dos Red Devils a ponderar o seu futuro no clube, depois de já ter afirmado, em entrevista ao 'Canal 11' em dezembro, que no verão sentiu por parte da administração do clube que queriam que tivesse saído para a Arábia Saudita.

"O Manchester United queria que eu saísse, tenho isso na minha cabeça. Acho que não tiveram coragem porque o Ruben Amorim me queria cá, mas da parte do clube senti que se eu fosse [embora], não seria assim tão mau. O Cristiano [Ronaldo] aconselhou-me, mas a decisão final passava sempre por mim. Decidi ficar por gostar genuinamente do clube, mas a lealdade já não é tão bem vista como era há uns tempos", disse, na altura, o camisola 8 dos Red Devils.

Entretanto, a 'BBC' avança que Bruno Fernandes está comprometido em ajudar Michael Carrick a liderar o clube até ao final da temporada, altura em que o Manchester United deverá avançar para a contratação de um treinador em definitivo.

Recorde-se que Bruno Fernandes recebeu três propostas de clubes árabes no início da temporada: Al Hilal, Al Nassr e Al Ittihad. Na altura, o internacional luso rejeitou ofertas que lhe renderiam cerca de 200 milhões de euros.

Casa Pia acusado de violar sanções da UE em negócio com clube russo e aliado de Putin

 

O Ministério Público acusou o Casa Pia de ter violado as sanções da União Europeia em negócio com um clube russo.

De acordo com a informação avançada esta sexta-feira pelo 'Público', o MP acusou os gansos de estarem envolvidos num esquema elaborado para ocultar a origem de mais de um milhão de euros recebidos do FC Akhmat, clube russo que pertence ao tchetcheno Ramzan Kadirov, aliado de Vladimir Putin.

Segundo a mesma fonte, o Casa Pia terá utilizado uma empresa dos Emirados para enganar o Montepio.

Em causa estão crimes de branqueamento, falsificação e ainda de violação de medidas restritivas.