Bem vindo/a ao Cyber Futebol: Este Blog Destina-se à Públicação de Notícias e Vários Conteúdos sobre o Desporto Rei

sábado, 27 de junho de 2026

Rui Costa: «A conquista da Supertaça é um título que valorizamos, mas está longe de corresponder às ambições que tínhamos»

 

Rui Costa admitiu o falhanço da época desportiva do Benfica e reforçou a confiança na nova temporada. Na abertura da primeira Assembleia Geral, que se destina a discutir precisamente o percurso da temporada passada dos encarnados, o presidente das águias destacou ainda o trajeto das diversas modalidades e sublinhou que esta direção estará sempre "disponível para prestar contas, para ouvir os sócios e para responder às questões que entendam colocar."

O discurso na íntegra:

"Exmo Senhor Presidente da Assembleia Geral,

Exmo Senhor Presidente do Conselho Fiscal,

Caros colegas de Direção e demais Órgãos Sociais do Sport Lisboa e Benfica,

Caros Consócios,

Quero começar por agradecer a todos os Benfiquistas que hoje marcam presença nesta Assembleia Geral e que nos acompanham por via digital através das plataformas de comunicação do Clube.

A vossa participação é a maior demonstração da vitalidade democrática do Sport Lisboa e Benfica.

É aqui, perante os Sócios, que prestamos contas do trabalho realizado, que assumimos responsabilidades pelas decisões tomadas e que apresentamos a visão que temos para o futuro do nosso Clube.

O Benfica sempre foi construído desta forma: na exigência, no debate e na convicção de que só com a participação dos Sócios conseguimos tornar o Clube cada vez mais forte.

É precisamente com esse espírito que hoje aqui estamos para proceder ao balanço da época que agora está a findar.

Importa reconhecer aquilo que fizemos bem, assumir aquilo que não correu como desejávamos e, acima de tudo, corrigir o que tiver de ser melhorado.

Começando pelo futebol profissional, importa dizer com total frontalidade aquilo que todos sentimos.

A época ficou aquém da exigência que define o Sport Lisboa e Benfica.

A conquista da Supertaça é um título que valorizamos, mas está longe de corresponder às ambições que tínhamos para esta temporada.

O terceiro lugar no Campeonato Nacional e a ausência da Liga dos Campeões do próximo ano não correspondem aos objetivos que traçámos nem ao investimento realizado.

Não ignoramos esta realidade, nem procuramos escondê-la. Assumimos esse desfecho com sentido de responsabilidade e com a convicção de que o Benfica tem de voltar a ocupar o lugar que lhe pertence. Ser campeão nacional, o principal objetivo com que partimos em cada ano.

Ao mesmo tempo, importa analisar a época com rigor e sem simplificações.

Estávamos cientes que iríamos enfrentar um contexto particularmente exigente, marcado por um calendário condicionado pela realização do Campeonato do Mundo de Clubes, o que reduziu significativamente o tempo disponível entre o final da temporada e o arranque competitivo da nova época.

Foi também nesse enquadramento que procurámos reforçar a equipa com novos jogadores que pudessem ter um rendimento elevado imediato, algo que, quer por erros de expectativas da nossa parte, quer por questões de adaptação, acabou por não acontecer da forma como pretendíamos, culminando numa irregularidade exibicional que muito nos comprometeu em termos de classificação.

Como já afirmei publicamente, não escondemos os nossos erros em fatores arbitrais. Sou o primeiro a assumir que falhámos em vários planos. Mas também não podemos aceitar que os nossos falhanços sirvam para escamotear erros de arbitragem relevantes que condicionaram e muito o nosso percurso e tiveram um desfecho importante no desenrolar do campeonato.

Nenhuma destas circunstâncias diminui a nossa responsabilidade. Nenhuma! Mas servem, isso sim, para enquadrar uma época que ficou aquém das expectativas e da qual retiramos ensinamentos importantes.

Caros Consócios,

Aqui chegados, importa olhar para o futuro e para a próxima época.

Com o arranque dos trabalhos no Benfica Campus, na passada quinta-feira, iniciamos uma nova etapa, assente numa renovada estrutura técnica e numa visão clara para devolver o Benfica ao lugar que lhe pertence.

Estamos a preparar esta nova temporada com rigor, exigência e sentido de responsabilidade, conscientes de que os Benfiquistas esperam respostas dentro de campo e estamos determinados em corresponder a essa expectativa. É isso que todos pretendemos.

Queremos e tudo vamos fazer para conquistar o campeonato nacional e ter uma presença expressiva na Liga Europa. No fundo, devolver o Benfica ao lugar que os Sócios exigem e que a história do Clube nos impõe.

Caros Consócios,

No futebol feminino, vencemos o Campeonato Nacional e a Taça de Portugal, reafirmando de forma inequívoca a nossa hegemonia no panorama português.

Trata-se de uma trajetória de sucesso que queremos consolidar, depois da conquista do hexacampeonato, e que nos orgulha profundamente.

Mas as nossas metas não se esgotam nas fronteiras nacionais. Queremos continuar a crescer a nível internacional.

É com esse objetivo que partimos para a nova época, com a mesmo compromisso, a mesma cultura de excelência e o espírito vencedor que definem o Sport Lisboa e Benfica.

Caros Consócios,

O Sport Lisboa e Benfica está longe de esgotar-se no futebol, tal como comprova a forma vibrante e apaixonada como todos vivemos os jogos aqui nestes pavilhões.

O Benfica é um Clube eclético por vocação, por tradição e por convicção. É essa identidade que faz de nós uma referência nacional e internacional e que nos obriga, todos os anos, a competir para vencer em todas as modalidades. Sublinho, em todas as modalidades!

Fomos gloriosos no feminino, mas menos do que queríamos no masculino.

A época que agora termina permitiu-nos conquistar, até ao momento, 17 títulos entre competições nacionais e internacionais, menos um título do que na temporada anterior.

Nesta tarde, podemos acrescentar ainda mais um campeonato ao nosso palmarés com uma vitória da nossa equipa feminina de hóquei em patins.

E amanhã, como todos desejamos, garantir aqui na Luz, com o apoio dos nossos adeptos, o bicampeonato de futsal.

Se globalmente o palmarés desta época merece ser valorizado, também aqui a nossa aspiração obriga-nos a dizer que queremos mais.

Refiro-me, em particular, às modalidades masculinas de pavilhão, onde todos estamos de acordo: o Benfica tem de ser mais vitorioso, porque temos criado as condições para isso

É esse o nosso desígnio e continuará a ser o nosso compromisso, quer a nível de investimento quer em termos de empenho de todas as estruturas do Clube.

Há, ainda assim, neste contexto, conquistas que merecem um destaque especial e devem ser relevadas.

Saúdo a conquista do 25.º Campeonato Nacional de hóquei em patins, o triplete conquistado no andebol feminino e o tricampeonato nacional no basquetebol feminino, títulos que expressam a ambição do nosso projeto desportivo e a capacidade competitiva dos nossos atletas.

Parabéns, igualmente, à equipa de futsal feminino que recuperou o título, numa trajetória que tem sido enormemente vitoriosa.

A todas as equipas que conquistaram títulos nacionais nesta época, deixo, em nome da Direção, uma palavra de profundo reconhecimento.

Representaram o Benfica com talento, dedicação e enorme sentido de responsabilidade. Merecem, por isso, a nossa gratidão.

Caros Consócios,

No Benfica, nunca nos conformamos com aquilo que alcançamos. Essa é a essência do Clube que amamos.

Estamos, por isso, a implementar um conjunto de mudanças organizacionais nas modalidades de pavilhão, reforçando estruturas, metodologias e processos, para que o Benfica seja cada vez mais consistente, mais competitivo e mais vencedor.

Melhorias estruturais, mas também ao nível da mentalidade competitiva, que nos permitam conquistar títulos de forma cada vez mais vincada.

Caras e caros sócios,

Nas restantes competições disputadas fora dos pavilhões, há igualmente margem para melhorar mas também motivos de enorme orgulho.

Quero aqui, nesta Assembleia Geral, ressaltar o regresso do Benfica ao título nacional de râguebi, 25 anos depois, numa das modalidades mais históricas que temos, e que é centenária. Até por isso, trata-se de um feito de enorme significado para todos os Benfiquistas.

Para além do râguebi, destaco igualmente o heptacampeonato nacional da nossa equipa feminina de polo aquático, os excelentes resultados alcançados pela natação e a conquista da Taça dos Clubes Campeões Europeus de estafetas mistas em corta-mato, que voltou a levar o nome do Benfica ao mais alto patamar europeu.

Permitam-me, por fim, uma palavra para o nosso Projeto Olímpico e, em particular, para Fernando Pimenta.

O seu benfiquismo, a sua dedicação, a sua excelência competitiva representam da melhor forma os valores do Sport Lisboa e Benfica.

O recente título de campeão da Europa é mais uma prova da sua dimensão enquanto atleta e embaixador do nosso Clube e de Portugal. Em seu nome, saúdo todos os atletas que diariamente elevam o símbolo do Benfica nas maiores competições nacionais e internacionais.

Caras e Caros Sócios,

Somos e seremos sempre uma Direção disponível para prestar contas, para ouvir os Sócios e para responder às questões que entendam colocar.

Iremos fazê-lo sempre com transparência e respeito, mas também com a responsabilidade que uma gestão desportiva de um clube da dimensão do Benfica impõe.

Termino renovando a confiança de que o futuro será construído com o contributo de todos, ficando agora à vossa disposição para todos os esclarecimentos que considerem necessários.

Viva o Sport Lisboa e Benfica"

Vozinha: «É um sonho para qualquer futebolista jogar contra a Argentina e Lionel Messi»

 

Cabo Verde está nos 16 avos de final do Mundial '2026 depois de ter empatado 0-0 com aArábia Saudita (0-0), jogo da terceira e última jornada do Grupo H, disputado na sexta-feira no Estádio NRG, em Houston, nos Estados Unidos.

"Nenhum de nós sonhou com isto, mas sabemos que temos qualidade e, quando chegámos ao Mundial, talvez muitos pensaram que não íamos ganhar nenhum jogo. Temos uma grande equipa e atletas de qualidade. É gratificante termos qualificado para a próxima fase e defrontar a Argentina vai ser muito bom. É um sonho para qualquer futebolista jogar contra a Argentina e Lionel Messi", disse Vozinha.

Quanto ao jogo, o guarda-redes e capitão de Cabo Verde referiu: "Não viemos segurar nenhum empate. Procurámos sempre ganhar. Sabíamos que não ia ser fácil. A Arábia Saudita também tem muita qualidade e já tem hábitos nestas andanças. Tentámos tudo para marcar, mas não conseguimos. Todos viram que tivemos mais domínio, mais bola e mais oportunidades. Estamos de parabéns."

E prosseguiu. "Somos de um país pequeno, mas sabemos como competir. Talvez a maioria possa pensar que os jogadores cabo-verdianos não são bons o suficiente, mas mostrámos que temos qualidade, estamos cá para competir e podemos disputar qualquer grande competição. Crescemos com imensas dificuldades e os nossos pais e avós sacrificaram-se e ensinaram-nos a dar valor às coisas. Mostrámos a resiliência do povo cabo-verdiano, a paixão que temos pelo nosso país e também que estamos cá para representar não só os jogadores, mas todos os cabo-verdianos espalhados pelo mundo. Temos um grande coração e somos lutadores.

E finalizu: "Quando uma criança chora diante de nós, não há palavras para descrevê-lo. Estamos cá para ser um exemplo para os mais pequenos e não só. Quem sabe se daqui em diante não teremos referências para as quais as crianças possam olhar e dizer que um dia querem ser como Stopira, Ryan Mendes ou outro jogador da seleção de Cabo Verde".

Moreirense garante contratação de guarda-redes brasileiro

 

O Moreirense está perto de oficializar a contratação do guardião Wanderson Santos, que no mundo do futebol é conhecido por Aranha. Trata-se de um guarda-redes brasileiro, de 21 anos, que joga na equipa sub-20 do Palmeiras de Abel Ferreira, mas ainda não se estreou na equipa principal.

O negócio, que deverá ser concluído através de um empréstimo, com opção de compra no final da época, acautela concorrência para André Ferreira, principalmente depois das saídas de Mika e Caio Secco. Em sentido inverso, o defesa Fabiano Souza deverá regressar ao Brasil, sendo que o lateral é apontado ao Bahia, depois de ter tido pouca utilização na última temporada, onde só foi utilizado em sete jogos.

sexta-feira, 26 de junho de 2026

Mulher de futebolista venezuelano encontrada morta após sismos: filha bebé salva dos escombros

 

A mulher do futebolista venezuelano Héctor Bello foi encontrada morta, esta quinta-feira, na sequência do duplo sismo que abalou a Venezuela.

De acordo com o G1, o casal residia no estado de La Guaira, uma das regiões mais severamente atingidas pelo terramoto. O edifício onde a família vivia colapsou, vitimando mortalmente Andrea, a companheira do jogador. A filha do casal, ainda bebé, foi resgatada com vida dos escombros pelas equipas de socorro.

Héctor Bello, defesa de 28 anos, encontra-se atualmente sem clube, tendo representado o Bolívar SC, de Ciudad Bolívar, até ao ano passado.

A tragédia estende-se igualmente ao jogador argentino Lucas Trejo, que anunciou que não tem notícias da mulher e dos dois filhos, após o prédio onde moravam, também no estado de La Guaira, ter desabado na sequência do sismo.

Dois sismos de magnitude 7.2 e 7.5 atingiram a Venezuela na noite de quarta-feira. O número oficial de vítimas está ainda a ser contabilizado e as equipas de resgate continuam no local.



Lukebakio disputado

 

Depois de Lopes Cabral, o Trabzonpor pode levar outro jogador do plantel encarnado. De acordo com o ‘Fanatik’, o emblema turco pretende garantir Dodi Lukebakio, extremo que está ao serviço da seleção belga. De acordo com a referida publicação, também o Sevilha está atento à situação do avançado, de 28 anos, que na última temporada fez 23 jogos com a camisola das águias.

Lukebakio chegou à Luz no verão passado, a troco de 20 M€, oriundo do Sevilha, que agora, segundo o ‘Fanatik’, pretende o regresso do avançado. No entanto, a situação do extremo nunca será resolvida antes do final da participação da seleção belga no Mundial.

Inter Milão pensa em Alberto Costa para reforçar o lado direito da defesa

 

No mercado para reforçar o lado direito da defesa, o Inter terá Alberto Costa na lista de potenciais alvos para este verão. A informação é avançada esta quinta-feira pelo portal 'Calciomercato', que coloca outros nomes em cima da mesa, entre eles Ndoye, Dodô e Molina.

Depois da saída de Dumfries para o Real Madrid e da recente quebra nas negociações com Palestra (está a caminho do Chelsea), os campeões italianos começam a analisar outras opções, sendo aqui que entra o nome de Alberto Costa, que já conta uma passagem pela Serie A, no caso pela Juventus.

O lateral, recorde-se, chegou ao FC Porto no verão passado e está seguro por um contrato até 2030 e por uma cláusula de rescisão de 65 milhões de euros.

quinta-feira, 25 de junho de 2026

Benfica revela lista de jogadores que se apresentaram no Seixal

 

Guarda-redes: Trubin, Samuel Soares, Diogo Ferreira e André Gomes;

Defesas: António Silva, Bah, Dahl, João Fonseca, Banjaqui, José Neto, Joshua Wynder, Rui Silva e Gabriel Índio;

Médios: Barrenechea, Sudakov, Manu, Barreiro, Miguel Figueiredo, Gonçalo Moreira, Rafael Luís e João Rego;

Avançados: Bruma, Ivanovic, Pavlidis, Prestianni, Rafa, Tiago Gouveia, Jaden Umeh, Anísio Cabral e Edokpolor.

Vinícius Jr. revela que ganhou aposta a Ancelotti: «Deve-me um presente...»

 

Vinícius Júnior foi o melhor em campo na vitória categórica (3-0) do Brasil diante da Escócia, apontando dois golos na primeira parte (7' e 45'+3). O avançado do Real Madrid vive um grande momento na seleção, somando já 4 golos no Mundial'2026, e revelou que até ganhou uma aposta ao selecionador Carlo Ancelotti.

"Ancelotti deve-me um presente. Prometi-lhe que ia marcar de cabeça, ele disse-me que era impossível e que me daria algo se eu o conseguisse... Estou à espera", contou o craque na zona mista, referindo-se à jogada do segundo golo apontado diante dos escoceses, que finalizou de cabeça após cruzamento de Bruno Guimarães.

Vini comentou ainda a evolução da equipa e sente que a equipa fechou com a fase de grupos com o seu melhor jogo: "Quando empatámos contra Marrocos, falámos sobre a necessidade de evoluir e perceber o que a competição exige; de percebermos o melhor momento para atacar, defender e sofrer dentro do jogo. Acho que hoje fizemos o nosso melhor jogo. Junto com Ancelotti, temos de evoluir, melhorar, porque agora são as eliminatórias e é o melhor momento da competição."

Eterno Ochoa: ex-guardião do AVS SAD entra para lote restrito onde só estão... Cristiano Ronaldo e Messi

 

Com uma fase de grupos imaculada e o marcador favorável no embate frente à República Checa, na derradeira jornada do Grupo A do Mundial, Javier Aguirre, selecionador mexicano, aproveitou para lançar o eterno Guillermo Ochoa aos 77 minutos, que ainda viu o México marcar o terceiro golo e fechar a fase de grupos com uma vitória por 3-0. Aos 40 anos, o guarda-redes, que passou pelo AVS SAD em 2024/25 e atualmente representa os cipriotas do AEL Limassol, fez história ao participar no seu sexto Campeonato do Mundo, entrando assim para um lote bastante restrito onde só constam os nomes de... Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. A única diferença é que o guardião mexicano só jogou em quatro mundiais, visto que passou as duas primeiras edições (2006 e 2010) no banco de suplentes, ao invés dos dois craques, que atuaram naturalmente em todas as edições.

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Notícia Record: Sporting fecha Sergi Altimira

 

Sergi Altimira vai mesmo ser reforço do Sporting. Segundo o que Record apurou, os leões vão pagar 18 milhões de euros ao Betis, mais 4 milhões por objetivos. O clube já chegou acordo com o jogador e estão a ser ultimados os pormenores da venda ao clube de Alvalade.