O futebol indonésio está em choque pelos acontecimentos deste sábado, pouco depois do apito final no duelo entre Arema e Persebaya Surabaya, que resultou no triunfo da equipa visitante por 3-2. De acordo com os primeiros números oficiais, 125 adeptos e pelo menos dois polícias morreram na sequência de violentos confrontos, que semearam o caos no Kanjuruhan Stadium em Malang mal soou o apito do árbitro. Há ainda registo de 180 feridos.
A cena trágica aconteceu num momento de fúria por parte dos fãs da equipa da casa, insatisfeitos pelo desaire sofrido no chamado East Java Derby, um duelo com grande rivalidade e tensão. Para conter a multidão, a polícia de choque utilizou gás pimenta, o que provocou momentos de pânico que levaram aos números de vítimas já revelados. Entre os mortos estão várias crianças, segundo a imprensa local.
"127 pessoas morreram, duas delas são polícias. 34 dos falecidos morreram no estádio, os outros morreram no hospital quando estavam a ser tratados. Há ainda 180 pessoas feridas a receber atenção médica", declarou Nico Afinta, inspector geral da polícia.
Note-se que no Arema atuam o português Sérgio Silva (ex-Oliveirense e Feirense) e também Abel Camará, curiosamente autor dos dois golos da sua equipa.
Na sequência desta tragédia o campeonato local foi suspenso por uma semana.
Veja o Video:
Sem comentários:
Enviar um comentário