Vai começar o caminho até ao Euro-2024. Este domingo às 11 horas, 53 das 55 seleções que fazem parte da UEFA (a anfitriã Alemanha já tem bilhete e a Rússia, sancionada pela invasão da Ucrânia, está impedida de participar) vão ficar a conhecer o grupo em que vão disputar a qualificação para o próximo Campeonato da Europa.
A distribuição das seleções pelos sete potes foi definida de acordo com o desempenho na última edição da Liga das Nações e Portugal, pese embora o segundo lugar no Grupo A2 está entre os cabeça de série. Perante isto, a Seleção Nacional já sabe que não poderá defrontar Países Baixos, Croácia, Espanha, Itália, Dinamarca, Bélgica, Hungria, Suíça e Polónia, mas pode ver sair-lhe ao caminho a campeã do Mundo, França, ou a vice-campeã europeia, Inglaterra, que caíram para o pote 2.
Confira a divisão das seleções:
Pote da Liga das Nações: Países Baixos, Croácia, Espanha e Itália;
Pote 1: Dinamarca, Portugal, Bélgica, Hungria, Suíça e Polónia;
Pote 2: França, Áustria, Rep. Checa, Inglaterra, Gales, Israel, Bósnia, Sérvia, Escócia e Finlândia;
Pote 3: Ucrânia, Islândia, Noruega, Eslovénia, Rep. Irlanda, Albânia, Montenegro, Roménia, Suécia e Arménia;
Pote 4: Geórgia, Grécia, Turquia, Cazaquistão, Luxemburgo, Azerbaijão, Kosovo, Bulgária, Ilhas Feroé e Macedónia do Norte;
Pote 5: Eslováquia, Irlanda do Norte, Chipre, Bielorrússia, Lituânia, Gibraltar, Estónia, Letónia, Moldávia e Malta;
Pote 6: Andorra, São Marino e Liechtenstein.
Recorde-se que nesta fase vão ser sorteados 10 grupos – sete com cinco equipas e três de seis seleções. Os dois primeiros classificados de cada grupo avançam diretamente para o Euro-2024, as outras três vagas vão ser decididas via play-off.
A qualificação vai arrancar em março deste ano e continuar até novembro de 2023, com o play-off a ser disputado em março de 2024.
Confira as condicionantes do sorteio:
- Os quatro finalistas da Liga das Nações (Países Baixos, Croácia, Espanha e Itália) vão estar automaticamente num grupo de cinco para terem calendário que lhes permita disputar a final four em junho de 2023;
- Existe cinco emparelhamentos de países proibidos por motivos políticos: Arménia e Azerbaijão; Bielorrússia e Ucrânia; Gibraltar e Espanha; Kosovo e Bósnia; Kosovo e Sérvia.
- Devido ao rigor do inverno, não pode haver um máximo de dois dos seguintes países em cada grupo: Bielorrússia, Estónia, Ilhas Feroé, Finlândia, Islândia, Letónia, Lituânia e Noruega;
- As longas distâncias entre países também vão ser um factor, sendo que só poderá existir um par de seleções que representem aquilo que a UEFA pré-definiu uma «viagem excessiva».

Sem comentários:
Enviar um comentário