Bem vindo/a ao Cyber Futebol: Este Blog Destina-se à Públicação de Notícias e Vários Conteúdos sobre o Desporto Rei

sábado, 29 de outubro de 2022

Daei, maior figura da história do futebol, detido em protestos

 

Ali Daei, melhor futebolista iraniano de sempre e segundo melhor marcador da história em seleções - com 109 golos em 149 jogos, só em junho de 2021 foi ultrapassado por Cristiano Ronaldo -, foi detido pela polícia do Irão após participar em protestos na cidade de Saqqez, na terça-feira, após uma marcha que assinalou o 40.º dia da morte de Mahsa Amini.

Segundo noticiou o jornal The Times, com base em informações prestadas pela Hengaw, uma organização curda de direitos humanos, o antigo avançado, hoje com 53 anos, foi detido no Hotel Kurd, o mesmo tendo acontecido ao guarda-redes Hamed Lak, 31 anos, do Mes Rafsanjan.

Saqqez é a cidade natal de Mahsa Amini, uma jovem de 22 anos que morreu a 16 de setembro de 2022, depois de ter sido violentamente agredida quando se encontrava sob custódia policial, após ter sido detida por uso incorreto do hijab (o lenço que as mulheres usam para cobrir os cabelos e pescoço), na capital Teerão.

A morte de Amini desencadeou massivos protestos por todo o país e Ali Daei tem sido das principais vozes da contestação às autoridades locais, com constantes publicações no Twitter. No início do mês já lhe tinha sido retirado o passaporte, devolvido uma semana depois.

Sem comentários:

Enviar um comentário