Bem vindo/a ao Cyber Futebol: Este Blog Destina-se à Públicação de Notícias e Vários Conteúdos sobre o Desporto Rei

quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

HINO DOS DRAGÕES PERDEU A VOZ: FALECEU MARIA AMÉLIA CANOSSA

 

O hino e marcha do FC Porto perdeu a sua voz. Maria Amélia Canossa faleceu esta terça-feira contava 89 anos, com o clube a deixar uma mensagem de pesar nas suas redes sociais: «A voz de todos nós vai ouvir-se eternamente. Estamos muito mais pobres, mas seguiremos a cantar: Porto! Porto! Porto! Porto! Até sempre, Maria Amélia Canossa! A voz de todos os Dragões.»

Nascida em 1933, no Porto, cidade onde viveu grande parte da sua vida, a cantora cedo se ligou ao emblema da cidade, gravando a 31 de março de 1952, no Teatro S. João, de madrugada, o disco intitulado ‘Maria Amélia Canossa - Hino e Marcha do Futebol Clube do Porto’, em que a artista é acompanhada pela Orquestra Ligeira da Emissora Nacional e pelo Sexteto Vocal Masculino, dirigidos por José Calvário, e no qual interpreta as canções que foram decretadas como os hinos oficiais do FC Porto. O mais conhecido é da autoria de António Figueiredo e Melo, com letra de Heitor de Campos Monteiro.

«Queria um hino que, aos primeiros acordes, fosse um hino vencedor. Que até os jogadores, ao entrarem em campo, sentissem um impulso que lhes desse força e um hino que transbordasse poder», disse Maria Amélia Canossa sobre o tema, numa entrevista em 2009.



Sem comentários:

Enviar um comentário