Bem vindo/a ao Cyber Futebol: Este Blog Destina-se à Públicação de Notícias e Vários Conteúdos sobre o Desporto Rei

sábado, 20 de novembro de 2021

PAULO ASSUNÇÃO: «É HORA DE ENSINAR O QUE APRENDI»

 

Brilhou em Portugal com as camisolas do Nacional e do FC Porto, teve ainda passagens marcantes pelo Palmeiras e pelo Atlético de Madrid e iniciou há um mês um novo percurso na sua vida profissional. Paulo Assunção, antigo médio que colecionou títulos no Dragão, assumiu aos 41 anos a pasta de treinador do FC Pedroso, clube dos distritais da Associação de Futebol do Porto.

A carreira terminou há oito anos e, após um período dedicado à família, acompanhando a mulher e o crescimento dos filhos, Paulo Assunção avançou para um passo que há muito tinha projetado para a sua vida: tornar-se treinador. «Fiz o curso UEFA B em Aveiro com outros ex-jogadores, como Tonel, Hugo Almeida e Ricardo Costa, assim como o José Castro, que joga na Académica. Para concluir este nível é preciso realizar um estágio de meio ano e apareceu essa hipótese de o cumprir como treinador principal. Já que estou num processo de aprendizagem, começo com uma experiência como líder de um grupo», explica.

O contexto da sua entrada no FC Pedroso aconteceu na sequência de uma série de resultados negativos da equipa na Divisão de Elite Pró-Nacional. «A equipa estava a sofrer muitos golos e vinha de uma série negativa de resultados. Infelizmente, ainda não conseguimos reverter isso, mas é importante insistir no aspeto anímico, recuperar a confiança deles, tendo como suporte o trabalho no treino. A equipa está bem melhor em todos os aspetos, só falta ganhar. Não temos sido felizes, mas uma vitória será o clique para entrarmos no caminho que queremos. Como jogador passei por situações assim, agora como treinador procuro encontrar soluções para os problemas. Acredito que o trabalho é que nos vai ajudar a sair da situação em que estamos», é a sua convicção após cinco jogos em que foi derrotado sempre pela margem mínima.

Nada abala, no entanto, a sua confiança num trajeto seguro numa atividade que desde cedo quis abraçar. «Sempre tive a ideia de assumir um projeto como treinador depois de acabar a carreira de jogador. Após algum tempo a descansar e a estudar, sinto que estava na hora de passar os meus conhecimentos aos atletas, de ensinar tudo o que aprendi no futebol. Agora é trabalhar muito e agarrar as oportunidades que tiver. Motivação não me falta», é a garantia que deixa o agora mister Paulo Assunção.

Sem comentários:

Enviar um comentário