Para quem gosta de discutir futebol internacional com os amigos, ao jantar ou na mesa de café, eis duas boas perguntas para puxar pelos conhecimentos e pela memória. Quem foi o primeiro jogador da história do futebol (e único até anteontem) a marcar nas cinco principais ligas europeias, as denominadas big-5 (Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França)? E quem foi o jogador que agora o igualou? Neste caso, caro leitor, não precisa de sofrer, a resposta foi dada logo no título e a explicação está no pós-título. Mas vamos aos desenvolvimentos.
O antigo avançado romeno Florin Raducioiu, hoje com 51 anos e ligado ao Milan, como coordenador da formação, depois de ter treinado algumas seleções jovens do seu país, fez carreira como sénior entre 1987 e 2004, tendo jogado em seis campeonatos. O romeno, onde começou (Dínamo Bucareste, que viria a representar novamente já perto de pendurar as chuteiras) e os big-5: Bari, Verona, Brescia e Milan em Itália (22 golos na Seria A), Espanhol em Espanha (19 golos na La Liga), West Ham em Inglaterra (2 golos na Premier League), Estugarda na Alemanha (4 golos na Buncdesliga) e Mónaco em França (2 golos na Ligue 1, sendo que o primeiro, que lhe permitiu fazer história pelo já referido pleno, foi obtido em fevereiro de 2001, há mais de 20 anos) - terminaria no Créteil-Lusitanos, mas na Ligue 2.
Raducioiu, que, entre outros troféus, foi campeão italiano e ganhou a Liga dos Campeões em 1993/1994, pelo Milan, brilhou ainda ao serviço da seleção (40 jogos/21 golos), sobretudo no Mundial de 1994, em que anotou quatro tentos. Além de ter sido o primeiro a marcar nas big-5, foi também o primeiro a jogar nas big-5, o que, rezam as estatísticas do futebol, só foi igualado pelo também já retirado médio dinamarquês Christian Poulsen, 41 anos (Schalke 04, Sevilha, Juventus, Liverpool e Evian) - que, contudo, não marcou em Inglaterra e em França - e agora por Stevan Jovetic.
O avançado montenegrino de 31 anos começou nos sérvios do Partizan, onde se formou, representando depois Fiorentina e Inter em Itália (41 golos na Serie A), Man. City em Inglaterra (8 golos na Premier League), Sevilha em Espanha (6 golos na La Liga), Mónaco em França (18 golos na Ligue 1) e Hertha na Alemanha (1 golo na Bundesliga).

Sem comentários:
Enviar um comentário