Bem vindo/a ao Cyber Futebol: Este Blog Destina-se à Públicação de Notícias e Vários Conteúdos sobre o Desporto Rei

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

MORREU PAOLO ROSSI, HERÓI NO MUNDIAL-1982

 

Paolo Rossi, herói italiano no Mundial de 1982, conhecido como Bambino d'Oro, faleceu na última noite, vítima de cancro no pulmão. Contava 64 anos.

Nascido a 23 de setembro de 1956, em Prato, Paolo Rossi entrou na história do futebol mundial com o hat trick que marcou diante do Brasil, a 5 de julho de 1982, no Estádio Sarrià, em Barcelona, eliminando uma seleção fantástica do Campeonato do Mundo (vitória dos transalpinos por 3-2).

Terminou o Mundial - para o qual a sua convocatória gerou muita polémica, por ter estado suspenso por dois anos devido a um caso de apostas - com 6 golos, arrecadando, além do título mundial, os prémios de melhor jogador e melhor marcador. A France Football atribuiu-lhe então o prémio Bola de Ouro, que na altura designava o melhor jogador a atuar no futebol europeu.

Ao nível de clubes, pela Juventus venceu dois scudettos (1982 e 1984), a Taça das Taças em 1984 (na final, diante do FC Porto) e a então denominada Taça dos Campeões Europeus (em 1985, frente ao Liverpool, em Heysel Park). Jogou também por Como, Vicenza, Perugia, Milan e Verona. Terminou a carreira aos 30 anos.

Sem comentários:

Enviar um comentário