O jovem de 28 anos ferido nos incidentes em Bilbau, na quinta-feira passada, após o jogo da Liga Europa entre o Athletic e o Schalke 04, morreu esta segunda-feira, de acordo com as informações disponibilizadas pelo hospital de Basurto, onde estava internado.O jovem sofreu uma «fratura no crânio com varias lesões cerebrais» nos incidentes, ocorridos na noite de quinta-feira na rua Maria Dia de Haro de Bilbau, zona habitual das celebrações das vitórias do Athletic de Bilbau.
Depois de ter permanecido três dias em estado muito grave, em coma, ligado a uma máquina de ventilação mecânica, o paciente, «após terem-lhe sido retirados os sedativos, apresentou dados sugestivos de morte cerebral», informou hoje o hospital de Basurto.
«Depois de terem sido realizados exames complementares pertinentes, confirma-se a morte cerebral» acrescentou a unidade hospitalar.
As causas dos ferimentos ainda são desconhecidas. O departamento do Interior do Governo basco assegura que a Ertzaintza (força policial basca) abriu um inquérito para determinar se o jovem foi atingido por uma bala de borracha disparada pelo polícia durante os distúrbios ou se sofreu as lesões por outra causa.
De acordo com a versão comunicada pelo departamento do Interior, a Ertzaintza recebeu «várias chamadas telefónicas» as quais davam contra que havia um ferido «semiconsciente e sangrando da cabeça» na rua Maria Diaz de Haro, «junto à taberna herriko» (ligada à organização separatista basca).
Quando os agentes da Ertzaintzza chegaram ao local, «um largo grupo de pessoas»lançou objetos, como pedras e garrafas, contra os veículos policiais. Pelo que os agentes usaram material anti-distúrbios para dispersar quem os atacava.
A força de segurança teve conhecimento depois do transporte para o hospital de um ferido. Contudo , segundo o departamento do Interior, «não está clarificado» se as lesões se devem a uma bala disparada por um dos agentes ou se trata da pessoa ferida para a qual as chamadas telefónicas alertaram.
Esta versão contrasta, no entanto, com a dos amigos do jovem que estavam com ele na altura dos acontecimentos. Em declarações, ao diário «El Correo», explicaram que o seu amigo caiu ferido depois da chegada das forças policiais.
Sem comentários:
Enviar um comentário