Bem vindo/a ao Cyber Futebol: Este Blog Destina-se à Públicação de Notícias e Vários Conteúdos sobre o Desporto Rei

domingo, 25 de março de 2012

Guarda-redes Faz 2 Golos de Cabeça num Jogo

Há 130 anos (25 de Março de 1882), o escocês James McAulay apresentava-se como o primeiro guarda-redes a contrariar o seu próprio destino e marcar um golo. Desde então, alguns exemplares seguiram a tendência e garantiram um lugar na história. Em 2012, Paul Kemp merece os seus quinze minutos de fama.

Rogério Ceni fez mais de 100 golos, Chilavert chegou aos 62, poucos passaram os quinze. Mas algo como isto, salvo prova em contrário, nunca aconteceu no futebol mundial.

Um guarda-redes amador da ilha de Jersey marcou dois golos de cabeça no mesmo jogo!

Polícia no território pertencente ao Reino Unido (com forte presença de uma comunidade portuguesa, maioritariamente da Madeira), Paul Kemp jamais imaginaria tal desígnio.

Aos 39 anos, com o corpo a pedir descanso, foi à área contrária transformar um 2-4 num 4-4.

Um penalty, um livre à Rogério Ceni, mesmo aqueles pontapés longos que batem no solo e passam por cima do guarda-redes adversário. Já se viu de tudo isto. Até cabeçadas douradas nos derradeiros instantes de uma partida. Mas duas cabeçadas ?

«Faltavam dois minutos para os noventa. Decidi ir à área num canto. O meu treinador nem queria, achava que não valia a pena. Bola pelo ar, cabeçada, golo. Fiquei feliz mas achei que iríamos perder o jogo na mesma», relata um orgulhoso Kemp.

Paul Kemp é guarda-redes da equipa C do St. Ouen. O campeonato em questão apresenta-se como Jersey Football Combination Division 3. Amadorismo puro, claro.

20 pessoas nas bancadas, pouco mais, número suficiente para validar o feito.

«No último lance da partida, já nos descontos, ganhámos outro canto. Decidi ir de novo. Aí o treinador já nem disse nada. E então, bola da direita, pelo ar, cabeça e outro golo! Nem sabia como comemorar. Nunca tinha marcado um golo na minha carreira», explica.

Fica para a história. A sua, pelo menos. Podia entrar no Guiness mas retrai-se com humildade.

«Isto já me chega. Dei uma entrevista para a FA, agora liga-me de Portugal, posso contar isto à família. É o suficiente. E tive como prémio uma lata de Pepsi no bar do clube».

«Sou um avançado frustrado. Sempre fui melhor guarda-redes e por isso fiquei-me pela baliza. Até estava parado mas decidi voltar em Janeiro. Agora, acontece-me isto. Foi no sábado, na quarta tivemos outro jogo mas nem fui à área. Isto chega-me, os quinze minutos de fama. Foi bom mas vão esquecer-se de mim rapidamente», conclui Paul Kemp.

Talvez. Aos 39 anos, o sorriso denuncia as bochechas fartas, o prazer limitado a jogos por nada, pelo mero amor por desporto. Afinal, o mais importante.

«Ele ama o futebol, sempre esteve envolvido no desporto e penso que, por isso mesmo, merece este reconhecimento. Estávamos a perder 2-4 e já tínhamos falhado um penalty. Quem imaginaria que isto podia acontecer? E que estaríamos hoje a falar para Portugal? É incrível, um orgulho imenso», resume Alan Parker, secretário técnico do St. Ouen Football Club.

Infelizmente, não há imagens que demonstrem o extraordinário feito de Paul Kemp. Quem teve a sorte de assistir ao encontro, descreverá tudo ao pormenor. Resta-nos um vídeo com golos de guarda-redes e uma galeria de notáveis nessa arte.

Durante os seus quinze minutos de fama, então, o polícia de Jersey terá direito a surgir lado a lado com Rogério Ceni, Chilavert ou Higuita. Merece.

Veja o Video:

Sem comentários:

Enviar um comentário