A UEFA escolheu o Estádio da Luz, em Lisboa, para ser palco da final da Liga dos Campeões em 2014.
A decisão foi anunciada esta terça-feira, após o primeiro dia da reunião do Comité Executivo do organismo, em Istambul.
Para além da final da Liga dos Campeões, a UEFA decidiu que a final da Liga Europa, no mesmo ano, será disputada no novo estádio da Juventus, em Turim, Itália.
É a segunda vez que a capital portuguesa acolhe a decisão do campeão europeu e a primeira vez que o estádio do Benfica o consegue. Em 1967, o Estádio do Jamor recebeu o jogo decisivo entre Celtic e Inter, com os escoceses a vencerem por 2-1.
O novo Estádio da Luz, inaugurado em 2003, já tinha acolhido a final do Euro 2004, entre Portugal e Grécia. O antigo estádio tinha sido palco da final da Taça dos Vencedores das Taças, em 1992, num jogo disputado entre Mónaco e Werder Bremen, que os alemães ganharam por 2-0.
Também em 1983 a Luz recebeu a final da Taça UEFA, mas num formato diferente, já que a decisão era feita a duas mãos. O Benfica defrontou o Anderlecht, que acabou por levar o troféu.
A última final europeia disputada em Portugal foi, também, em Lisboa. O Estádio de Alvalade foi palco da final da Taça UEFA que o CSKA Moscovo venceu por 3-1, frente ao Sporting.
A UEFA atribuiu, ainda, a organização do Campeonato da Europa de Sub-21 de 2015 à República Checa, enquanto a fase final do Campeonato da Europa de Futsal de 2016 será disputada em Belgrado, na Sérvia.
Sem comentários:
Enviar um comentário