O Observatório dos Jogadores Profissionais de Futebol (OJPF) revelou, esta terça-feira, as conclusões de um estudo que mostra que os clubes da Liga portuguesa são os que mais desperdiçam os jogadores da formação.
De acordo com a agência Lusa, o "Estudo demográfico dos futebolistas na Europa" revelou que a utilização de jogadores formados nos clubes lusos caiu 1,3 por cento, comparativamente a 2009.
Apenas 6,4 por cento dos jogadores dos emblemas lusos alinharam nos respectivos clubes pelo menos três anos, entre os 15 e os 21 anos. Este é um valor muito abaixo da média europeia - quase um em cada quatro jogadores fizeram a formação no clube actual (23,33 por cento).
Entre os 36 campeonatos estudados pelo OJPF, os clubes da Islândia (50) e da Estónia (41) são os que mais jogadores promovem às equipas principais.
Nas cinco principais ligas, apenas a francesa e a espanhola superam a média europeia, com 25,8 e 24,2 por cento de jogadores promovidos da formação, respectivamente, superando largamente as competições de Alemanha (19), Inglaterra (16,2) e Itália (8,9).
Os clubes portugueses são os mais renitentes da Europa a lançar jovens defesas, apenas 3,3 por cento, e médios, só 8,0 por cento, enquanto os italianos lideram nos guarda-redes (13,3) e os turcos nos avançados (3,9), posições em que o aproveitamento luso não é muito melhor: 14 por cento nos guardiões e 4,1 por cento nos atacantes.
No sentido oposto, os holandeses são os que mais apostam em médios (28,1) e avançados (20,6) da formação, enquanto os franceses destacam-se nos guarda-redes (36,2) e os espanhóis nos defesas (25,9).
Por clubes, o Sporting fez alinhar durante 32,5 por cento dos minutos dos primeiros jogos da época jogadores da formação, três vezes mais que Beira-Mar (7,9), Marítimo (6,7) e União de Leiria (3,4), os seus principais perseguidores.
Os ‘leões’ são a quinta equipa da Europa com mais jogadores colocados noutros clubes incluídos no estudo (39), menos cinco do que os ucranianos do Dínamo de Kiev, que lideram este ‘ranking’, que coloca o FC Porto no 19.º posto (24).
Sem comentários:
Enviar um comentário