Bem vindo/a ao Cyber Futebol: Este Blog Destina-se à Públicação de Notícias e Vários Conteúdos sobre o Desporto Rei

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Van Der Sar completa 40 anos

Edwin van der Sar, guarda-redes do Manchester United, completa hoje 40 anos, uma idade nada vulgar nos futebolistas que jogam ao mais alto nível, mas um número que coloca o guardião num patamar só permitido às verdadeiras estrelas.

Conhecido como o Holandês Voador, o guardião cresceu e fez-se homem no Ajax de Amesterdão – clube que o recrutou aos amadores do VV Nordwijk em 1988 – e partiu para uma carreira de sucesso a nível nacional e internacional. Fez parte da última grande equipa do Ajax – em 1995, com Rijkaard, Davids, Seedorf, Kluivert, os irmãos De Boer ou ainda Overmars ergueu a primeira Liga dos Campeões da carreira, com vitória sobre o AC Milan de Capello (1-0) – e depois de 11 anos, rumou à Juventus, clube que via no holandês o homem ideal para substituir Angelo Peruzzi.

Decisão de uma vida

Van der Sar encarou a oportunidade e partiu para Turim, mas a vida não lhe correu de feição. Primeiro foi uma lesão e depois veio a saber-se que o holandês só tinha sido contratado porque o Parma se mostrara intransigente em manter... Buffon. Em 2001, depois de duas épocas de insucesso, Van der Sar tomou a opção da sua vida: rumou ao Fulham, de Inglaterra, onde se tornou uma figura do clube.

Foi em Craven Cottage, em 2002, que conquistou a Taça Intertoto, quebrando a ausência de títulos desde 1999. E depois de três anos ao mais alto nível – provou a especialidade em defender penáltis – foi o escolhido de Alex Ferguson para substituir o lendário Peter Schmeichel: assumiu a baliza do Manchester United e, desde então, a conversa sobre o sucessor do dinamarquês acabou. Mas não só. Van der Sar, que podia ser “Star” (estrela em inglês) ajudou a ganhar todos os títulos possíveis e a ternura dos 40 parece não ter fim...

Sem comentários:

Enviar um comentário