Ponto final nas especulações! Pep Guardiola vai manter-se no comando técnico do Barcelona na próxima época, foi hoje anunciado em conferência de Imprensa, no Camp Nou.
A conferência contou com as presenças do treinador, do presidente do clube, Joan Laporta, e do secretário técnico Txiki Begiristain.
Pep Guardiola, 39 anos, é um homem da “casa” e a sua continuidade no clube era desejo praticamente unânime no universo blaugrana.
Depois de onze temporadas ao serviço da equipa catalã, entre 1990/91 e 2000/01, Guardiola rumou ao futebol italiano para representar o Brescia, clube ao qual regressou depois de passagem pela Roma. Na época 2003/04 actuou pelo Al Ahli, do Catar, encerrando a carreira de futebolista no Dorados, do México.
Em 2007/08, Pep iniciou-se nas “lides” de treinador à frente do Barça Atlètic, tendo logrado a conquista do título e consequente subida de divisão na época de estreia.
A boa prestação da equipa B não passou despercebida a Joan Laporta, que não hesitou em confiar a Guardiola o cargo de treinador da equipa principal, sucendendo ao holandês Frank Rijkaard em Junho de 2008.
E a aposta não poderia ter sido mais bem sucedida, como comprovam o sem-número de títulos conquistados pelo técnico catalão: Liga espanhola, Taça do Rei e Liga dos Campeões, na primeira época; Supertaça de Espanha e da Europa e o Mundial de Clubes, na segunda, encerrando 2009 com “chave-de-ouro”.
Num total de 95 jogos oficiais, o Barcelona Pep Guardiola somou 67 vitórias, 19 empates e apenas nove derrotas, com 231 golos marcados contra 73 sofridos.
Sem comentários:
Enviar um comentário